Apresentando o conjunto da obra do artista porto-alegrense Nelson Boeira Faedrich (1912-1994), a exposição Trajetória, da Casa da Memória Unimed Federação/RS, abre para o público na próxima quinta-feira (12), a partir das 13h. O evento fica em cartaz até março, com entrada franca.
A exposição tem curadoria de José Francisco Alves e Marco Aurélio Biermann Pinto e busca abranger as diferentes áreas de trabalho de Faedrich. São itens originais e reproduções, de coleções privadas que colaboraram com o evento.
O artista atuou na pintura, desenho, gravura, ilustração, diagramação, desenho de publicidade, cenografia e mobiliário. Nesta exposição, o foco é nas pinturas: é o maior conjunto de obras de Faedrich nesta linguagem desde 1981, quando fez uma retrospectiva da carreira no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).
Conhecido por sua versatilidade e inovação, o porto-alegrense começou a carreira como ilustrador de capas e livros na antiga Livraria do Globo. Dentre os trabalhos literários mais famosos estão ilustrações de Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto, O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo, e Contos de Andersen.
Serviço
- O quê? Exposição Trajetória, sobre a obra de Nelson Boeira Faedrich
- Onde? Casa da Memória Unimed Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 263, bairro Farroupilha)
- Quando? Abre ao público no dia 12/12, a partir das 13h. Depois, nas segundas a sextas, das 13h às 18h, e no primeiro e terceiro sábado do mês, das 10h às 14h
- Quanto? Entrada gratuita
- Mais informações no Instagram @casadamemoriaunimedrs
*Produção: Maria Clara Centeno