A Secretaria Municipal da Cultura está cumprindo o último decreto da prefeitura de Porto Alegre, que proíbe novamente o funcionamento de museus, centros culturais e bibliotecas. Com isso, estão fechadas as instituições geridas pelo município, que haviam retomado as atividades após um relaxamento nas restrições no final de maio.
A medida afeta a Biblioteca Pública Municipal, o Museu Joaquim José Felizardo, o Arquivo Público Municipal, as pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli e o Centro de Documentação e Memória - Cinemateca Capitólio, que estão com programação e atendimento presencial suspensos já partir desta terça-feira (23) - assim como ocorreu em março, nos primeiros decretos municipais para tentar frear o avanço do coronavírus.
Os espaços administrados pela secretaria da Cultura de Porto Alegre estavam operando com restrições e horários reduzidos desde o dia 25 de maio, após ficarem fechados por dois meses. As instituições geridas pelo governo do Estado, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), seguem fechadas desde março.
No caso da Biblioteca Pública, por exemplo, a devolução e retirada de livros era feita na porta da instituição por meio de agendamento prévio. A partir de agora, com as atividades suspensas pela segunda vez, a Biblioteca coloca à disposição o e-mail bpmjguimaraes@gmail.com e suas redes sociais, como Instagram e Twitter, para esclarecimento de dúvidas.
Teatros e cinemas seguem fechados na Capital. De acordo com as novas regras da prefeitura, teatros e centros culturais podem abrir apenas para captação audiovisual, com ingresso apenas da equipe técnica, sem presença de público e cuidados com a higienização dos ambientes.