O público de Porto Alegre terá a oportunidade de ver algumas obras que fizeram parte da 33ª Bienal de São Paulo, realizada entre setembro e dezembro de 2018, na capital paulista. A cidade gaúcha foi incluída na lista de municípios brasileiros que receberão itinerâncias da megaexposição ao longo dos próximos meses. De acordo com a assessoria de imprensa da Bienal, a Fundação Iberê Camargo receberá um recorte do evento que combinará obras expostas em diferentes ambientes em São Paulo.
A itinerância começa em 9 de março, em Belo Horizonte, onde a exposição ocorre Palácio das Artes e fica até 2 de junho. Quase ao mesmo tempo, Campinas recebe outro recorte da exposição, entre 19 de março e 16 de junho. Em seguida, Vitória recebe obras a partir do dia 23 de março até 30 de junho. Em São José do Rio Preto, onde a mostra especial da Bienal estará em cartaz entre 27 de setembro e 24 de outubro. Ainda não há datas confirmadas nem detalhes das obras que serão exibidas em Porto Alegre, Juiz de Fora, Brasília e Medellín, na Colômbia.
É a 5ª edição do programa de itinerâncias da Bienal e a segunda a aportar em Porto Alegre. Em 2011, mais de 40 obras da 29ª Bienal de São Paulo - Há Sempre um Copo de Mar para um Homem Navegar foram exibidas no MARGS. O programa inclui também ações educativas e de difusão.
Intitulada Afinidades Afetivas, a 33ª Bienal de São Paulo teve curadoria do espanhol Gabriel Pérez-Barreiro, que selecionou sete artistas para ajudar na organização do evento e montar exposições próprias, assumindo o papel de "artistas-curadores". Mas, para as itinerâncias, a Fundação Bienal convocou o curador da próxima edição do evento, que será realizado em 2020, o arquiteto Jacopo Crivelli Visconti. Ele vai criar novas experiências em relação ao projeto original. Segundo o comunicado da Fundação Bienal, "as exposições que irão circular em 2019 não replicam literalmente o que se viu na última Bienal, mas apresentam diferentes associações e relações a partir de recortes de obras e artistas."