A exposição A Minha Arte é Ser Eu, em cartaz no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1.028), em Porto Alegre, reúne cerca de 400 itens de Fernando Pessoa, entre edições de suas obras, amostras de sua correspondência, exemplares de publicações nas quais participou e memorabilia – como óculos, um livro de selos e a mesa e a máquina de escrever em que o artista trabalhava na Sociedade Portuguesa de Explosivos, em Lisboa.
Com curadoria da arquiteta especializada em museografia Ceres Storchi, a exposição foi montada, na maior parte, com o acervo particular do casal brasileiro José Paulo e Letícia Cavalcanti.
A mostra mistura material específico sobre Pessoa, com itens relativos ao contexto geral de Portugal e atrações pensadas para serem aproveitadas de modo interativo. Há logo na entrada um display que apresenta a casa em que Pessoa morou na juventude, com uma trilha sonora urbana de Lisboa, com pássaros e trens. Há ainda um mapa a ser percorrido com pontos-chave da vida do autor
– É uma atividade pensada não apenas para homenagear Pessoa, mas para apresentá-lo ao púbico – comenta a curadora Ceres Storch.
A Minha Arte É Ser Eu
Visitação: de terças a sábados, das 10h às 19h, e domingos, das 13h às 19h.
Entrada gratuita
Em cartaz até 30 de dezembro