Há 179 anos, em 19 de agosto de 1839, era apresentado no Museu de Ciências da França o daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Joseph Niépce (1765-1833) e Louis Daguerre (1787-1851). Por isso, nessa data é celebrado o Dia Mundial da Fotografia.
Nas últimas décadas, a fotografia se popularizou muito. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, com equipamentos caros, acessíveis apenas para a alta sociedade, até fazer um retrato de família era algo para poucos. Havia um ritual para uma sessão de fotos; não era pegar a câmera e sair fotografando. Era necessário dominar a técnica – o que, talvez, fazia com que se apreciasse mais o ato de fotografar. Entre captar a imagem e vê-la pronta, dependendo da época, levavam-se dias.
Com a tecnologia digital, tudo mudou. Basta puxar o smartphone do bolso e fazer a foto. De qualquer coisa. Nunca se fotografou tanto. Todos fotografam tudo!
E o que você acha disso?
Há quem ache ótimo, argumentando que quem tem bom olhar não precisa saber a técnica. Para outros, como o cineasta alemão Wim Wenders, os smartphones mataram a fotografia. Em declaração para a BBC News, Wenders disse que os celulares são os grandes culpados pelo fim da arte.
Não deixa de ser verdade. Embora fotografemos mais, poucas fotografias são apreciadas da maneira que eram antes. No Instagram, por exemplo, são publicadas 90 milhões de imagens estáticas e vídeos a cada dia. Imagine todas essas fotos em um mosaico. É muita imagem!
E qual realmente chama a atenção? Qual foi a foto, nos últimos dias, que de fato fez você observar os detalhes? Fez você parar para apreciá-la?
As imagens espalhadas por esta matéria nos fizeram refletir a respeito de temas candentes, foram relevantes para a sociedade pelas informações neles contidas ou simplesmente porque encantaram pela sua plasticidade.
Cada imagem foi selecionada pelo seu autor - que explica os bastidores até chegar na fotografia.
É por isso que as selecionamos para compartilhar com você - e para contar as histórias por trás delas.
Veja, conheça o que cada fotografia tem por trás e, neste Dia Mundial da Fotografia, reflita com a gente sobre o poder de cada imagem apresentada.
Produção, imagens e roteiro - Jefferson Botega
Edição de vídeos - Luan Ott