Há exatos 50 anos, a partir da união de duas empresas farmacêuticas – Panitz e Velgos –, nascia, já com 33 lojas, uma das principais redes de farmácias do sul do país: a gaúcha Panvel. Das marcas originárias, além do nome – o “pan” vem de Panitz, e o “vel” de Velgos –, herdou, ainda, a força no ramo, um dos valores da empresa, além de outros, tais como a proximidade com o cliente e o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar.
As tradições carregadas na história da Panvel vêm desde antes de sua criação, quando Júlio Mottin – hoje presidente do conselho administrativo e um dos fundadores da rede – começou a trabalhar na Panitz, tendo o atendimento ao cliente, durante as madrugadas na unidade 24 horas, como uma de suas primeiras experiências. A vivência fora determinante para institucionalizar a cultura de atenção às necessidades das pessoas. A Panvel, portanto, nasce com o DNA intrínseco de primar por atender bem e oferecer solução a qualquer momento do dia.
A Velgos, de propriedade da família Weber, tinha maior fatia do mercado, com lojas espalhadas pelo Interior. Foi o início da ampla abrangência das farmácias em todo o território gaúcho. Ao invés de enxergar a Panitz como concorrente e se preocupar com as estratégias varejistas, a família Weber propôs uma fusão das duas marcas ao notar o espírito empreendedor de Mottin e Sergio Pizzato (sócio da Panitz)
Juntos, Mottin, Pizzato e Weber proporcionaram a expansão do negócio. Em toda sua trajetória, a empresa jamais registrou prejuízo, e conquistou solidez financeira, com movimento de abertura de capital ainda cedo na história, tendo construído um negócio sustentável, atento às demandas do mercado e do seu público e a questões importantes para a sociedade. Tudo isso, ultrapassando períodos conturbados da economia do país, como os enfrentamentos aos diversos planos econômicos dos tempos de hiperinflação, as cinco trocas de moeda até o Real e a quebra de bancos como Maisonnave, Habitasul e Sul-Brasileiro. Dificuldades vencidas que ajudaram a enraizar a marca.
Na linha do tempo deste cinquentenário, alguns acontecimentos foram marcantes. Em 1977, as ações da Panvel começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Em 1980, inaugurou-se o primeiro Centro de Distribuição em Santa Catarina, local em que, na mesma década, as lojas começaram a ser abertas – estando presentes, hoje, nos principais municípios. No ano de 1989, foi lançada a linha própria de produtos. Atenta às imposições do mercado e com intuito de gerar facilidade, em 1994, a rede apresentou, com pioneirismo, o serviço de telentrega Alô Panvel. Em 1998, sob a mesma ótica, a loja online tornou-se mais uma opção de compra.
Na década inicial do atual milênio, antenada à sustentabilidade e à inovação, a Panvel foi a primeira empresa do país a emitir nota fiscal eletrônica, em 2006. Dois anos depois, três novos marcos: a abertura da loja-conceito especializada em bem-estar e beleza, a inauguração da primeira farmácia focada em diabéticos, ortopédicos e fitness e a instituição do Projeto Troco Amigo, que auxilia financeiramente hospitais e entidades.
Em 2010, criou o Programa Destino Certo, que tem o objetivo de evitar que medicamentos vencidos ou em desuso sejam descartados impropriamente. No mesmo ano, a Panvel entrou no mercado paranaense, onde atualmente encontra-se mais de uma centena de lojas. Em 2016, rompeu as divisas do Sul com a chegada a São Paulo, centro econômico do Brasil, local onde a rede planeja continuar se expandindo. Em 2020, as usinas de energia fotovoltaica começaram a funcionar para prover energia limpa às farmácias.
Hoje, o aniversário representa a multiplicação das 33 lojas de 1973 em mais de 560 espalhadas pelo Sul e São Paulo, além da forte presença digital, cujas vendas já superam 17% do seu faturamento, e a oferta de serviços por meio do Panvel Clinic, consolidando a mesma essência de 50 anos atrás: primazia pelo bom atendimento e pela disponibilidade o tempo todo.