Primeiro hospital do Rio Grande do Sul, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre completou 217 anos na última segunda-feira, dia 19. Um de seus muitos espaços desconhecidos por grande parte dos seus 25 mil frequentadores diários fica no Pavilhão Centenário, localizado no prédio mais antigo do complexo hospitalar.
Conforme explica a doutora em História do Centro Histórico-Cultural Santa Casa Vera Barroso, o pátio da Santa Casa é um dos espaços mais significativos da antiga Misericórdia de Porto Alegre: “Ele vem testemunhando há dois séculos a história da instituição”. As galerias em arcos, os corredores, a gruta, os canteiros com flores e árvores, as esculturas, o sino e seu badalar sinalizando a comunicação no antigo hospital constituem o cenário do seu cotidiano, na alegria da saúde, nos desafios das doenças e da finitude da vida.
Como no passado, é hoje um espaço de convívio entre pacientes e funcionários, que revela a movimentação voltada ao cuidado — a missão precípua que identifica o mais antigo hospital do Estado, que possui em sua bagagem uma travessia de muitas histórias. Que ela continue promovendo a vida e o bem.