As primeiras imagens deste mundo vi com meu irmão Gilberto. As árvores, as luzes, as manhãs da Rua Pelotas. Ele foi um bom guia. Conheci seus amigos e amigas. Ele me protegeu e mostrou-me todos os lugares e caminhos.
As cidades nos tornam humanos. Elas refletem o sucesso da nossa espécie. Podemos olhar e talvez dizer: ‘Deixei minha contribuição para este lugar’. A rua em que crescemos, vivemos nossa infância e que nos marcou está lá, resistindo e nos mostrando vestígios da nossa história. A Rua Pelotas, do bairro Floresta de Porto Alegre, é assim, cheia de histórias das pessoas que por lá viveram e brincaram. Era "imensa" esta rua onde o mundo começava.
De tão grande, havia a turma de baixo e a turma de cima, onde morava grande parte dos nossos amigos. Eram grupos divididos por idade: os piás, que eu integrava, o grupo do meu irmão e, por último, a turma dos mais velhos. Mesmo morando do outro lado da cidade, seguidamente passo por lá e não tem jeito: fico infestado de memórias de amigos, de festas, de um tempo que um grupo de ex-moradores, moradores e amigos da Pelotas querem trazer para o presente, lembrando coisas boas que aconteceram há 60, 50 ou 40 anos.
Cidades e ruas são frágeis e sempre necessitam de nossos cuidados e afetos. Reunir amigos em uma noite de inverno na rua (no asfalto mesmo) é como aquecer aquelas casas e calçadas que muitas vezes parecem tristes. É, ainda, um gesto de cidadania, de posse, de respirar sem carro. Também nossos corações irão festejar, com um encontro que promete celebrar a amizade. Será um jeito de humanizar a cidade, afinal, um piquenique em pleno inverno é pura demonstração de ousadia e de carinho.
Esse encontro será no próximo domingo, dia 24 de junho, a partir das 17h, entre a Rua São Carlos e a Avenida Cristóvão Colombo. A EPTC liberou o bloqueio deste trecho e os participantes irão colaborar com o DMLU com a limpeza do local. Cada participante trará seus comes e bebes, cadeira e velas para iluminar a rua como pequenas fogueiras de São João, além de sacos de lixo para deixar tudo nos "trinques" quando a festa de confraternização acabar. Será uma noite para partilhar boas lembranças.
Contato e mais informações pelo e-mail inaciorobertoknapp@gmail.com
Colaboração de Inácio Knapp, com o apoio de Cícero Dias e Ben Hammersley