Fundado em 5 de agosto de 1959, o órgão responsável pelo transporte de 85% dos bens e riquezas em solo gaúcho está completando neste sábado 58 anos. O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) começou como uma representação unificada dos segmentos de carga e de passageiros, cuja sede era nos altos do Mercado Público, no centro de Porto Alegre. Porém, a falta de identidade dos problemas empresariais do setor de carga levou à criação de um sindicato específico para essa atividade.
Cerca de 280 mil caminhões rodam hoje pelas estradas rio-grandenses. São responsáveis por um dos mais importantes setores da economia gaúcha, representando 4% do nosso PIB e gerando mais de 600 mil empregos. São mais de 10 mil empresas, sendo 80% de pequeno porte, 15% de médio porte e 5% de pequeno porte.
Leia mais
Você já imaginou trabalhar 65 anos no mesmo emprego?
Um bar nada convencional
Os 190 anos do primeiro jornal a circular na Província de São Pedro
O sindicato possui delegacias nos municípios de Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo. Em 1971, foi inaugurada a sua atual sede social, na Avenida São Pedro, 1.420, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, com a presença do então governador, Euclides Triches, do prefeito Telmo Thompson Flores e do arcebispo dom Vicente Scherer.