As duas entidades irmãs têm suas trajetórias contadas pela primeira vez, em um livro que será lançado às 19h, hoje, na Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Avenida Assis Brasil, 8.787).
A obra Nossa História retrata os 75 anos do Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf-RS), que fará mais um aniversário no próximo dia 29, e os 50 anos da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Rio Grande do Sul (Abigraf-RS), completados no dia 28 de julho passado.
A publicação de 164 páginas, de circulação dirigida, é resultado de 10 meses de trabalho. Foram realizadas entrevistas com ex-presidentes, dirigentes e empresários. Além disso, uma criteriosa pesquisa em atas, documentos, informativos, arquivos de jornais e de empresas trouxe à tona histórias importantes sobre a consolidação das duas entidades.
O sindicato nasceu na época em que a Livraria do Globo e a Rotermund eram destaques na Grande Porto Alegre. Dos quadros da Globo, veio o presidente que mais tempo ficou à frente da entidade: José Bertaso Filho (1910-1983), eleito consecutivamente por 10 mandatos, somando 23 anos.
Leia mais
Paradouro de Morro Reuter pode voltar a funcionar
Em 1918, poeta francês veio cobrar dívidas no Rio Grande do Sul
Um point dos anos 1960
Da Gráfica e Editora A Nação, destacou-se um nome que é unanimidade entre empresários e dirigentes como o incansável batalhador pelo setor: Henry Victor Saatkamp (1928-2002). Integrante da diretoria do Sindigraf-RS em 1967, Saatkamp foi responsável pela criação da Abigraf-RS, a partir de ideia lançada em congresso do setor realizado no interior paulista. Dez anos depois, Saatkamp assumiu a presidência do sindicato e também passou a acumular a da associação.
Dividido em 13 capítulos, amplamente ilustrados, o livro teve a coordenação editorial da Critério e foi organizado pelo jornalista Marcelo Flach. As duas entidades têm o mesmo presidente, atualmente Angelo Garbarski, e a mesma sede.Com atribuições diferentes, elas mantêm o foco na organização e no fortalecimento do setor.