Neste domingo, dia 18 de junho, uma das mais tradicionais empresas gaúchas completa 90 anos. Fundada em 1927, em Porto Alegre, onde hoje localiza-se o DC Navegantes, a Renner Herrmann S.A. começou muito pequena, fabricando tintas com o nome de Reko, sua primeira marca.
O empresário A.J. Renner foi o seu grande incentivador e guia, embora os fundadores tenham sido seus irmãos Leopoldo e Waldemar, além do químico Arthur Koepke. Logo, seus sobrinhos (filhos de Olga, irmã de A.J. Renner), Ernesto Herrmann e Hugo Herrmann Filho, entre os anos de 1930 e 1950 e nas décadas de 1960 a 1980, respectivamente, impulsionaram o empreendimento, levando a empresa a figurar entre as maiores do Brasil no setor de tintas e vernizes.
Leia também
O cartão de Erico Verissimo
Leitora recorda como eram as festas juninas na década de 1950
Casal gaúcho celebra mais de 60 anos de amor
Passados tantos anos, o logotipo do cavalinho branco, provavelmente um dos mais marcantes da história industrial gaúcha, e o nome Renner ganharam o mundo. Hoje, a empresa opera 10 plantas industriais, atuando diretamente em oito países, de três continentes.
Líder continental e uma das maiores do mundo em tintas para a indústria moveleira com as marcas Renner e Sayerlack, a empresa tem forte presença na Europa nesta mesma linha de produtos. Atua também em tintas industriais e marítimas, além de setores de não tintas, como embalagens metálicas, laticínios e reflorestamento.
Naquele longínquo 1927, o Rio Grande do Sul viu nascer empreendimentos como a Varig, Hospital Moinhos de Vento, Rádio Gaúcha, Farsul e Renner Herrmann.
Gloriosos tempos para o nosso Estado!