Hoje, a partir das 19h30min, no Centro de Eventos de Tapera (Avenida XV de Novembro), a Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Lothário Chassot estará comemorando suas oito décadas de atividade, com a apresentação de sua longa história no 8º Sarau Literário: 80 Anos Construindo Sonhos e Renovando Vidas.
Suas raízes vêm do Grupo Escolar Barão de Caçapava, com o antigo primário (de 1ª a 5ª série), que iniciou suas atividades em 12 de junho de 1937. Sua sede ficava na Rua Guido Mombelli, onde situa-se hoje a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança. Em 1956, foi criado o Ginásio Taperense e, em 1958, foi construído um prédio para o grupo, que, atualmente, é o bloco mais antigo da escola. Devido à reforma de ensino, em 1972, houve reestruturação dos currículos e o número de alunos aumentou consideravelmente.
O prédio do grupo já não apresentava condições para acolher a todos e teve que ser ampliado junto ao que já havia, onde funcionavam também a Escola Normal Nossa Senhora da Pompéia, o Curso de Contabilidade e a Escola de Aplicação.
Leia também
Relembre como eram as docas do cais do porto no final da década de 1950
Um mercado no Porto de Pelotas
No ano de 1975, o Estado encampou o ensino de primeiro grau, atendendo a mais de 1,3 mil alunos. No ano seguinte, os estudantes do Curso Normal e da Escola de Aplicação voltaram para o antigo prédio das irmãs. Nesta época, o Grupo Escolar Barão de Caçapava e o Ginásio Taperense formaram a Escola Estadual de 1º Grau Dionísio Lothário Chassot. Em 2001, a designação foi alterada para Escola Estadual de Ensino Fundamental Dionísio Lothário Chassot.
Em 2004, implantou-se o Ensino Médio. Neste momento, segundo a atual diretora, Mirtes Bullé, várias recordações vêm à tona. Pessoas, acontecimentos, dificuldades, conquistas, alegrias, decepções... que marcaram a história deste educandário. A passagem do tempo deixou marcas e provocou transformações. O prédio mudou, o nome mudou, alunos e professores foram e vieram, direções se sucederam. Mas a importância que a escola teve na vida de cada um não se apagou. Todos contribuíram de forma significativa, professores, alunos, funcionários e pais, dando sequência à magnífica história educacional desse município.
A escola convida a todos para recordar os bons momentos vividos no Barão, no Ginásio Taperense e na Escola Dionísio, numa retrospectiva desta bela trajetória.