O sol brilhava forte na manhã do dia 21 de junho de 1914, formando o cenário ideal para a festividade que reuniu uma multidão no alto da Rua Ramiro Barcelos. Há exatos 103 anos, a comunidade alemã se reunia para o lançamento da pedra fundamental do Hospital Alemão (Deutsches Krankenhaus), tão sonhado pelos imigrantes e seus descendentes.
A cerimônia – que foi o ponto de partida para a abertura do que é hoje o Hospital Moinhos de Vento – reuniu colonos de várias regiões do Estado, autoridades, clérigos, professores, empresários e representantes da sociedade. O objetivo era erguer uma instituição que incorporasse a alta qualidade dos centros hospitalares da Europa. Criado como Hospital Alemão, nasceu ecumênico e integrou-se a toda a população – sem distinção de credo, etnia ou situação social.
Leia também
Os 149 anos da Sociedade Partenon Literário
"Carrinho de bebê e roupinhas infantis voltaram a ser assunto aqui em casa"
O cavalinho branco faz 90 anos
No ano de 1942, o seu nome passou a ser Hospital Moinhos de Vento. Ao longo de suas nove décadas de atuação, desde a inauguração, em 2 de outubro de 1927, soma-se ao seu legado o fato de ser referência nacional em medicina de excelência e qualidade assistencial.