Bley
Os Bley se reúnem no próximo domingo, dia 23, em Porto Alegre, por um motivo especial: festejar os 95 anos de Anna Bley de Moraes, que faz aniversário hoje. Ela é a única remanescente da família, que saiu de Bösel, na Alemanha, em 1924. Com os pais, Klemens e Maria Helena, os irmãos, Maria Angela, Rosa Antonieta, Bernard, Heinerich, Johanna e Klemens Filho, mais os avós maternos, Angela Brinker Tebben e Johan Hein Tebben, a família se estabeleceu em Rolante.
No Brasil, nasceram ainda mais dois irmãos: Elisabeth e Pedro, este o caçula, de 90 anos, que ainda vive. Viúvo, Klemens casou-se novamente, e do matrimônio com Bárbara nasceu Otília, já falecida. Anna, que tinha só dois anos quando chegou ao Brasil, lembra que seu pai, que era construtor, montou uma atafona para produzir farinha de mandioca. Anna é viúva de Sérgio Câmara de Moraes, mãe de Vítor e sogra de Luciana. É, também, avó de João Vítor, de sete anos. No domingo, ela espera reencontrar todos os sobrinhos, sobrinhos-netos, sobrinhos-bisnetos e até sobrinhos-tataranetos que ela ainda não conhece.
A confirmação para o encontro com a “Oma Anna” deve ser feita com Vítor Bley de Moraes pelo telefone (51) 99116-4119 ou pelo e-mail vibleymor@gmail.com.
A foto é em Rolante e não mostra Maria Helena, a mãe, que faleceu no segundo parto no Brasil, do filho Pedro. Anna, que não havia completado cinco anos, é a menina da esquerda com flores na mão.
Leia também
Uma família marcada pela Páscoa
O pioneiro faz aniversário
O jornalismo pelas ruas de Porto Alegre
Kramer
A família Kramer está no Brasil há mais de cem anos. Os descendentes dos imigrantes Karl Ludwig Kramer e Wilhelmine Hoffman, residentes em Porto Alegre, promovem a 8ª Festa da Família Kramer.
O encontro ocorrerá no dia 22, sábado, no Salão Paroquial Cristal (Avenida Samuel Guazelli, 1.207), em Vacaria.
Haverá a missa da família, na Igreja do Cristal, às 11h. Após, às 13h, será servido o almoço. É a continuação da história de uma família alemã no Brasil.
Das Beste ist doch immer in Familie leben! Bom mesmo é viver em família!
Informações com Mara Kramer Prado, (51) 99718-4452 e mara.kramer@hotmail.com, ou ainda com Rubens Prado, (51) 99530-0035.
Rockenbach
Nos dias 22 e 23, os Rockenbach farão o seu 10º Encontro Internacional. São descendentes dos quatro patriarcas: Johann Daniel, Mathias, Johann Nikolaus e Peter Joseph, chegados ao RS entre 1829 e 1861, vindos de Hunsrück, Alemanha. O encontro será em Caxias do Sul, na Paróquia da Imaculada Conceição dos Freis Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161, bairro Rio Branco), com familiares de vários Estados, do Paraguai e do norte da Argentina.
A celebração faz lembrar que Johann Daniel foi um dos primeiros produtores de uva e vinho em São José do Hortêncio, ainda antes da chegada dos imigrantes italianos, a partir de 1875. Os Rockenbach, além do engajamento comunitário, sempre se caracterizaram por sua religiosidade, que gerou expressivo número de sacerdotes (dois bispos, 54 padres e 93 irmãos e irmãs religiosas no Brasil).
A recepção começa às 13h30min de sábado, 22. Haverá missa, música, exibição de vídeos, almoço, além de outras atividades programadas pelos organizadores.
Contato pelo e-mail rockenbach2017@gmail.com ou no site www.familiarockenbach.com.br.