Em meados de agosto de 1926, o primeiro pároco da Igreja São Pedro, o monsenhor Emílio Lottermann, iniciou sua busca por uma congregação religiosa que cuidasse da educação da juventude masculina no bairro Floresta, em Porto Alegre. Recordando a sua educação, que fora realizada pelos irmãos Maristas, ele procurou os seus antigos mestres para solicitar a abertura de uma turma que utilizaria como espaço o salão paroquial da igreja. O pedido de Lottermann foi acolhido pelos irmãos, e em 1º de março de 1927, exatos 90 anos atrás, iniciaram-se as aulas na Escola São Pedro. Sob a direção do irmão Livino e com o apoio dos jovens irmãos Venâncio José e Venceslau, a primeira turma da escola atendia a 40 meninos. Os métodos pedagógicos utilizados pelos irmãos Maristas atraíam novos estudantes, e no final do ano a escola já contava com 160 alunos. O desenvolvimento do Marista São Pedro era promissor e suas atividades já não podiam ficar restritas apenas às pequenas salas de aula do salão paroquial da Igreja São Pedro.
Foi então que, em 1932, a congregação Marista adquiriu um prédio que estava desocupado na Rua Almirante Barroso, onde anteriormente funcionava uma fábrica de balas. Neste local, a escola foi prosperando cada vez mais, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade na capital gaúcha. Em 1951, teve início o Curso Ginasial. A ampliação da escola, em 1957, com a inauguração do prédio de educação física, onde foram construídas duas quadras esportivas, uma térrea e a outra no segundo andar, foi mais um passo importante.
Conforme orgulhosos manuscritos históricos da Paróquia São Pedro, esta foi a primeira "cancha esportiva aérea de Porto Alegre". Sucessivas melhorias e expansões, como o início do Curso Colegial, em 1961, a fundação da tropa de escoteiros Tupandi (grupo que teve suas atividades realizadas dentro das dependências da escola por mais de 15 anos), em 1965, ou a inauguração dos jardins de infância níveis A e B, em 1984, que, como visto, foram acontecendo ao longo do tempo, consolidaram o prestígio do colégio e permitiram atingir a sua atual estrutura, que conta com ambientes favoráveis para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.
Diariamente, cerca de 90 educadores atuam na missão de construir conhecimentos e formar cidadãos comprometidos com os valores humanos, tarefa assumida há nove décadas com esses mesmos princípios.