Nestes tempos de Oktoberfest, além da abundante cerveja, ganha destaque, também, uma outra iguaria tipicamente germânica: a salsicha. Na Alemanha, existem mais de 1,5 mil tipos diferentes de salsichas e cada região tem a sua favorita. Elas podem ser branca, vermelha, crua, cozida ou assada, cada lugar prepara a iguaria do seu de jeito, adaptando-a ao seu gosto ou seguindo a receita de seus antepassados. São quatro os principais tipos de salsicha: Rohwurst, Kochwurst, Brühwurst e Bratwurst. A carne das Rohwurst é deixada crua e é conservada salgada, curada ou defumada. A Kochwurst é cozida, já a Brühwurst é aferventada em água ou sopa e o aroma é atribuído à carne por meio de um longo processo de defumação. Uma das mais populares, a Bratwurst é degustada frita ou grelhada.
Josef Endler, nascido em 20 de fevereiro de 1853, em Reichenberg, Bohemia, na Áustria, chegou a Porto Alegre no dia 26 de julho de 1877, com 24 anos. Salsicheiro diplomado, Endler começou a trabalhar como empregado em uma salsicharia por indicação de seu amigo Josef Rogge. Logo esse mesmo amigo aconselhou-o a investir e começar o próprio negócio. No dia 19 de março de 1878, depois de comprar as máquinas necessárias, o imigrante começou a fabricar salsichas e salames, passando a colocar seus produtos nos armazéns de varejo.
Hoje, 138 anos depois, a Endler Indústria de Carnes e Derivados Ltda é uma das mais importantes e tradicionais fábricas de embutidos do Brasil. Em 1881, Josef Endler casou-se com Gertrudes Graeff, nascida em Picada Velha, município de Santa Cruz do Sul. Eles tiveram 13 filhos. Os negócios prosperaram rapidamente. No centro da Capital, a pequena indústria ocupou pontos na Rua dos Andradas, Doutor Flores e Otávio Rocha. Em 1910, saiu da área central, levando a fábrica para a Avenida Cristóvão Colombo, bairro Floresta, onde operou até ser transferida para Sapucaia do Sul, em 1978. Em 1934, com a morte do fundador, os herdeiros assumiram a empresa, que passou a se chamar Irmãos Endler Ltda. Só mais tarde foi adotada a razão social atual.
O complexo industrial instalado em Sapucaia ocupa um terreno de 8 mil metros quadrados com mais de 1,5 mil metros quadrados em área construída. Os produtos Endler atendem a um mercado relativamente restrito, e a escala de produção é propositalmente reduzida. Se levarmos em conta os 138 anos de vida da empresa, no entanto, esta foi uma opção que visa atender nichos de consumidores que apreciam e podem pagar pela sofisticação quase artesanal das típicas especialidades da cozinha alemã.
O objetivo tem uma preocupação básica: preservar o sabor que diferenciou as suas salsichas e outros produtos através dos tempos.
Prost!