A partir desta quinta-feira (7), a Capital recebe simultaneamente dois festivais que celebram a produção recente das mais tradicionais cinematografias da Europa: o Festival de Cinema Italiano no Brasil, que se estende até 8 de dezembro, e o Festival Varilux de Cinema Francês, que vai até 20 de novembro.
Em sua 19ª edição, o evento focado em filmes italianos apresenta 32 títulos, parte deles inéditos no Brasil, entre os quais Toquinho: Encontros e um Violão (2024). O longa da diretora Erica Bernardini foi o escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da imigração do país no Brasil. Entre os demais selecionados está também Eu, Capitão (2023), de Matteo Garrone, que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional neste ano. Todas as sessões são gratuitas.
Já o 15º Festival Varilux traz 20 longas-metragens franceses, sendo 19 inéditos, alguns com passagens pelos principais festivais do mundo como Cannes, Veneza e San Sebastián. O clássico francófono O Sol por Testemunha (1960), de René Clément, também terá sessão.
Sete décadas de Fábio Júnior
Com o show comemorativo de aniversário Bem Mais que os Meus 20 e Poucos Anos, o cantor Fábio Júnior se apresenta no Auditório Araújo Vianna às 21h desta quinta-feira. Ingressos via Sympla.
Otto se apresenta no Opinião
Celebrando 15 anos do lançamento do disco Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, o cantor Otto faz show no Opinião na quinta, às 22h30min. Ingressos via Sympla.
Homenagem a Leci Brandão
O espetáculo Na Palma da Mão será apresentado nesta quinta-feira no Teatro do Sesc Canoas. No dia 12, a peça chega a Porto Alegre e, dia 14, à Gravataí. Ingressos em Ecommerce Sesc.