O Estado será tomado por inúmeras atividades culturais neste final de semana. Dentro da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado oficialmente em 17 de agosto, 118 municípios gaúchos irão promover apresentações artísticas, oficinas, palestras e visitas a prédios históricos, somando mais de 270 atrações. Neste ano, as principais ações da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) irão ocorrer no sábado (19) e no domingo (20).
Na Capital, o Dia do Patrimônio contará com um cortejo que irá circular por importantes espaços do Centro Histórico. Marcada para domingo, às 17h, a atividade terá como ponto de partida o Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835). De lá, os participantes serão guiados por outras sete instituições, finalizando o percurso na Casa de Cultura Mario Quintana.
Para enriquecer a experiência dos moradores de Porto Alegre, foi lançado o Passaporte do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Com o folheto, os participantes poderão registrar cada local que visitarem. Este passaporte poderá ser retirado, gratuitamente, em uma das instituições que integram a programação. Apesar de haver uma concentração de ações no fim de semana, em alguns municípios as atrações se estendem para outras datas. Consulte a agenda completa no site da Sedac.
Música de Cinema
Um mergulho na sétima arte a partir das trilhas sonoras. No sábado, às 17h, e domingo, às 18h, a Ospa executará o concerto Música de Cinema.
Com ingressos esgotados, o espetáculo contará com características particulares que o diferenciam das outras apresentações do grupo. Além de trazer composições selecionadas com a ajuda do público, o show recebe iluminação cênica e um telão que projeta trechos de filmes. Será na Casa da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501).
Para celebrar Elis
Elis Regina (1945-1982) saiu de Porto Alegre para conquistar o país, fazendo história e deixando saudade. E a partir deste sábado, às 11h, a exposição Elis Volta Para Casa celebra a artista em sua terra natal.
Com curadoria de Cláudia Antunes, a mostra entra em cartaz na Biblioteca Pública Romano Reif (Praça Largo da Bandeira, 64), seguindo no local até 31 de outubro. Organizada por diferentes instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, a exposição contará com documentação multimídia que inclui discos, imagens, recordações de admiradores e dados sobre a vida e a obra de Elis. Visitações gratuitas de segunda a sexta, das 9h30min às 16h30min.
Bate-papo com Werner Schünemann
Após estrearem a peça O Espantalho, o ator Werner Schünemann e o diretor Bob Bahlis participam de um bate-papo que irá detalhar os bastidores do espetáculo. Neste sábado, das 10h ao meio-dia, eles estarão no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835) para conversar com os participantes da Escola de Espectadores. Coordenado pelo jornalista Renato Mendonça, o projeto promove o encontro de admiradores do teatro com artistas e diretores.
No monólogo estrelado por Schünemann, o debate contemporâneo sobre masculinidade frágil costura a narrativa. Na trama, ele vive um ator que vai até o sítio do pai recém-falecido para jogar suas cinzas. Lá, encontra um espantalho que passa a "ouvir" as questões que o protagonista mantinha guardadas sobre a relação com o pai.
Sul em Dança
Movimentos coreografados e guiados pelos ritmos das músicas. A dança toma conta Teatro do SESI (Av. Assis Brasil, 8.787), neste domingo, com o espetáculo que marca o lançamento da edição especial do Sul em Dança. Um dos mais tradicionais do seguimento, o festival completa duas décadas em 2023.
Oficialmente, o Sul em Dança 20 Anos ocorrerá entre os dias 19 e 24 de setembro. Neste final de semana, faltado um mês para o início do evento, será apresentada a coreografia O Abraço, criada especialmente para celebrar as duas décadas do festival. Pensado como uma iniciativa social, o espetáculo de domingo terá sua arrecadação destinada ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. Os ingressos custam R$ 80 (inteiro) e R$ 50 (solidário, mediante doação de um quilo de alimento não perecível), via plataforma Sympla.