Com uma programação que ocorrerá em Porto Alegre e em Pelotas, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIVRS) chegará à 4ª edição neste ano. O evento será entre os dias 29 de agosto e 1º de outubro, mas nesta segunda-feira (14) haverá uma pré-estreia.
Um dos espaços que abrigarão o festival, a Sala Redenção – cinema do Campus Central da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), em Porto Alegre — promoverá, às 19h, uma sessão comentada do documentário Um Filme de Dança (2013). A obra mescla performances e entrevistas para retratar o trabalho e a trajetória de bailarinos negros. Depois, haverá bate-papo com a presença da coreógrafa carioca Carmen Luz, que assina o roteiro e a direção do filme. A entrada é franca.
Exposição reflete sobre o tempo
Até então, os trabalhos de Fernanda Valadares faziam o movimento de olhar para dentro dos indivíduos. Mas em sua nova mostra a artista segue pelo caminho oposto. Em cartaz na Ocre Galeria (Rua Demétrio Ribeiro, 535), na Capital, Chiasma reúne obras que procuram refletir sobre a desaceleração do tempo, sobre a redução do ritmo. É o desejo da artista de olhar para o mundo exterior.
A inspiração para a exposição veio com a leitura do livro A Queda do Céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Gratuita, a visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min, até o dia 2 de setembro.
Um olhar sobre a escuridão
Na exposição A Ronda Noturna, o artista paulista Renan Soares faz das suas obras uma investigação sobre a escuridão. São trabalhos que exploram as histórias e fabulações existentes a respeito da noite. Em cartaz na Sala de Múltiplos Usos do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75), a mostra recebe visitantes de segunda a sábado, das 8h às 19h, até o dia 3 de outubro.
Minissérie sobre a crise dos opioides
Já disponível na Netflix, a minissérie Império da Dor narra as origens e as consequências da crise dos opioides nos Estados Unidos nos anos 1990. A trama mostra como o bilionário Richard Sackler (Matthew Broderick), líder da Purdue Pharma, conseguiu aprovar regulamentações que permitiram a superprodução e a distribuição do OxyContin, um opioide potente que causa dependência química. A minissérie conta ainda com Uzo Aduba (de Orange Is The New Black) no papel da investigadora responsável pelo caso.