O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) abre nesta quarta-feira (15) sua mais recente mostra, que ficará em cartaz na Galeria Augusto Meyer, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736).
Dezenove pessoas assinam a curadoria de Notas para Depois de Amanhã, que foi construída de forma colaborativa ao longo do 2º Ciclo de Aulas Plataforma - Artes Visuais, uma formação promovida pelo MACRS. Durante as oficinas, os integrantes se dividiram em grupos de trabalho que pensaram desde as obras que iriam compor a mostra até a sua proposta educativa.
Orientados pelas curadoras Jaqueline Beltrame e Gabriela Motta, os participantes do projeto selecionaram trabalhos de 28 artistas que estão presentes no acervo do museu. E, para essa escolha, eles tiveram a igualdade de gênero como um de seus fios condutores.
“Este projeto concretiza o desejo de pensarmos as atividades de curadoria, produção e educativo como indissociáveis, buscando o diálogo e a colaboração entre todas as etapas de construção de uma exposição de artes visuais”, comenta Gabriela, no material de divulgação da mostra.
Com visitações gratuitas, a exposição pode ser conferida de terça a domingo, das 10h às 18h, e permanece em cartaz até 19 de março.
A sonoridade da Pata de Elefante
Tradicional na cena musical gaúcha, a Pata de Elefante é uma das mais antigas bandas de rock instrumental do Estado. Em 2020, o grupo completou duas décadas de trajetória, e, como comemoração, lançou seu quinto álbum, intitulado Novas Aventuras.
Nesta quarta-feira, às 21h, os músicos estarão no Theatro Fuga (Rua dos Andradas, 673) para apresentar o repertório deste disco. Os ingressos para acompanhar o show custam R$ 40 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, com taxas, ou diretamente no local, sem taxas.
A Pata de Elefante é formada pelo baterista Reynaldo Migliavacca Neto, que passou a integrar o grupo mais recentemente, por Gabriel Guedes e Daniel Mossmann, que se revezam na guitarra e no baixo.
Exposição relembra nomes de ruas
Muitas são as ruas da Capital que, mesmo que tenham sido rebatizadas há muitos anos, seguem sendo lembradas por seus nomes antigos. E as lembranças desses espaços foram a inspiração para a exposição Porto Alegre Toponímica, que permanece em cartaz por tempo indeterminado no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582).
Rua da Ladeira, Rua da Praia e Caminho Novo são alguns dos pontos que tiveram seus nomes alterados no final do século 19 mas permanecem na memória afetiva da cidade. As obras podem ser conferidas gratuitamente nas segundas, das 13h30 às 17h30, e de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Carnaval para as crianças
Um fim de tarde de folias foi programado para as crianças, no BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300).
Nesta quarta (15), a partir das 18h, o espaço BarraCadabra promoverá um evento que contará com atividades gratuitas para os pequenos.
A principal atração será o bloco infantil Cia Lúdica, que apresentará músicas e brincadeiras divertidas. Para participar, é necessário retirar os ingressos no aplicativo Multi.
“A Volta ao Mundo em 80 Dias” na RBS TV
Tem aventura no Cinema do Líder desta semana, com a exibição dos dois primeiros episódios da série britânica A Volta ao Mundo em 80 Dias (2021). A faixa, no ar a partir das 23h20min desta quarta (15), na RBS TV, repete o conteúdo apresentado ao líder da semana do Big Brother Brasil na noite de segunda-feira, como presente pela liderança.
Inspirada no livro homônimo de Jules Verner, a produção narra ao longo de oito episódios a epopeia de Phileas Fogg (David Tennant, de Doctor Who), um cavalheiro na Londres de 1872 que decide deixar a vida pacata para trás e contornar o planeta em menos de três meses.
Entre as novidades desta nova adaptação do clássico da literatura, assinada por Ashley Pharoah e Caleb Ranson, está a busca por mais diversidade para a trama, com o companheiro de Phileas, Passepartout, sendo interpretado pelo jovem ator francês negro Ibrahim Koma; e ainda com a adição da jornalista Abigail (Leonie Benesch) à história, uma jovem mulher buscando provar que é tão capaz quanto um homem em sua profissão.
A primeira temporada da série está disponível na íntegra para streaming, somente para assinantes, no Globoplay.