O escritor francês Marcel Proust (1871-1922) deixou, como seu legado para a literatura mundial, um vasto acervo de produções. Parte de suas memórias foi reunida pelo curador Gilberto Schwartsmann para a formação da mostra Caminhos de Proust – Cem Anos Depois, que homenageia desde o ano passado o autor a partir do centenário de sua morte. Formada por 200 itens, a exposição conta com primeiras edições e obras raras de Proust, guiando o público para a época em que o escritor vivia.
Com entrada franca, a mostra pode ser conferida até o dia 17 de fevereiro, na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190), com visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.
Jeannine Krischke celebra a Capital
Porto Alegre completou 250 anos em 2022. Como homenagem ao marco histórico, Jeannine Krischke idealizou a obra de arte têxtil Reciprocidade entre Porto Alegre e Espanha - Caminhada com Fernando Corona, que está em cartaz na Pinacoteca Aldo Locatelli do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). O destaque da peça é a celebração que ela faz à comunidade espanhola que reside na capital gaúcha. Os bordados do trabalho foram feitos por Lucia Guaspari. O local recebe visitantes de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, com entrada franca. A obra permanecerá no espaço até o dia 22 de janeiro.
Emanoel Leichter em cartaz
A exposição ANIMALIS IMAGINIBVS: Fabulações e Conexões está em cartaz na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973) até o dia 27 de janeiro. O artista Emanoel Leichter apresenta na mostra obras inspiradas em animais encontrados sem vida no Moinho da Capivara. Com entrada franca, o local recebe visitações de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h.