A era disco volta a Porto Alegre neste final de semana. Ou, mais precisamente, ocupará o palco do Teatro doBourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80) na noite de sábado (15), a partir das 20h. O ritmo dançante que agitou as pistas dos anos 1970 inspira o show Embalos de Sábado à Noite – O Musical, um espetáculo completo que utiliza recursos artísticos e técnicos para guiar a plateia por uma verdadeira viagem lúdica no tempo.
Com todas as canções cantadas ao vivo, a performance traz um repertório composto por hits que marcaram época. São músicas como Dancing Queen, do grupo Abba, Stayin’ Alive, do Bee Gees, e Macho Man, do Village People. Mas não somente a parte musical que fica em evidência. As coreografias, os figurinos e os cenários também são elementos que se destacam ao longo do espetáculo.
Outro recurso marcante do show é o sistema de projeção 3D utilizado, com as imagens exibidas durante a performance integrando a ambientação. E a narrativa promete surpresas: os dias atuais dão o toque inicial à apresentação, com o narrador conduzindo a plateia a esta imersão completa. Os ingressos custam a partir de R$ 90 e podem ser adquiridos em Uhuu ou na bilheteria do teatro.
Música erudita
O grupo Armonial Ensemble constrói pontes entre composições de músicos latinos, como Antônio Madureira e Astor Piazzolla, com importantes nomes do período barroco, de Johann Sebastian Bach a Alessandro Marcello, criando um espetáculo único.
No domingo (16), às 18h, eles estarão na Sala de Recitais da Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501) para apresentação gratuita que contará, ainda, com uma obra inédita de Arthur Barbosa.
Obras barrocas
Dando início às comemorações de seus 219 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre promove uma nova edição do projeto Sonoridades no Cemitério Santa Casa (Av. Prof. Oscar Pereira, 423). No domingo, a partir das 17h, Fernando Cordella e a Ensemble Bach Brasil apresentam um concerto que visita as obras de três expoentes do barroco: Bach, Vivaldi e Händel. Será uma tarde de celebrações.
No espetáculo, Cordella usa sua experiência para compartilhar com o público o contexto histórico da música para cordas, proporcionando um momento de troca de conhecimentos. A atividade terá entrada gratuita, porém é necessário retirar ingressos via Sympla. Em caso de chuva, o evento será remarcado.
Celebração à aarte
Arte “dos pés à cabeça”. A frase presente no material de divulgação da nova exposição do Ateliê André Venzon (Rua Leopoldo Froes, 126) resume bem o conceito da mostra. Em Eu me deixo ser, centenas de obras foram organizadas de modo a tomar cada canto da sala que um dia foi uma oficina mecânica. Idealizado como um local para se criar e abrigar a arte em suas diferentes expressões, o ateliê completa 25 anos. E essa é somente uma das marcas que a exposição celebra. Outro destaque é sua participação no circuito Portas Para a Arte, projeto da 13ª Bienal do Mercosul.
A abertura ocorre no sábado, às 14h. Visitações gratuitas mediante agendamento, no Instagram do ateliê.