Cem anos de um gigante arquitetônico
Ícone arquitetônico do Rio Grande do Sul, o prédio da Biblioteca Pública do Estado completa cem anos em 2022. Para marcar a data, o local inaugurou a exposição Centenário do Prédio da Biblioteca: Uma História de Preservação e Restauração do Patrimônio Histórico Gaúcho.
A mostra, que tem curadoria de Cláudia Antunes, apresenta ao público a história da fundação do edifício, inaugurado em setembro de 1922, e das reformas por quais ele passou durante seu um século de existência. Uma delas é a restauração da fachada do prédio, que foi concluída recentemente. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 18h, e ficará em cartaz até o dia 30 de setembro.
Obra inédita no Ling
Gustavo Assarian assina a nova intervenção artística que está em cartaz no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 ). A obra, que foi construída ao vivo, com o público podendo acompanhar cada etapa de seu processo de criação, recebe visitações de segunda a sábado, das 10h30min às 20h. Ela seguirá no local até o dia 15 de outubro, com entrada gratuita.
Em seus trabalhos, Gustavo costuma explorar o desenho e se dedicar à pesquisa da representação autobiográfica. No projeto do instituto, ele desenvolveu uma obra inédita e em grandes proporções, que foi construída em uma parede com seis metros de largura e, em média, três de altura.
Homenagem à cultura italiana
A nova exposição do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75) apresenta obras que homenageiam a cultura dos colonizadores italianos - cuja chegada à serra gaúcha completa 147 anos em 2022. E para marcar a comemoração, o fotógrafo André Antunes e o artista gráfico Zé Marcos Guimarães assinam a mostra Capelas & Ermidas - Arquitetura no Espaço, Vestígios no Tempo, trabalho que traz uma série de fotografias de capelas construídas pelos colonizadores no Estado. Com entrada gratuita, o espaço recebe visitações de segunda a sábado, das 8h às 18h. A exposição seguirá em cartaz até 2 de outubro.