No aniversário de Sylvester Stallone, são os fãs do astro que ganham o presente. Em alusão aos 76 anos do ator, que nasceu em Nova York em 6 de julho de 1946, o Telecine Action dedica o dia inteiro ao aniversariante.
A maratona, com mais de 17 horas de duração, tem início às 7h55min com o clássico drama esportivo Rocky — Um Lutador (1976), com direção de John G. Avildsen, que introduziu ao mundo a figura de Rocky Balboa, o azarão lutador de boxe que se tornaria um dos personagens mais famosos do cinema.
A saga continua, em sequência, com a exibição, às 10h05min, de Rocky II — A Revanche (1979); às 12h15min, de Rocky III — O Desafio Supremo (1982); e, às 14h05min, de Rocky IV (1986), os três dirigidos por Stallone.
O ator voltou a trabalhar sob o comando de Avildsen em Rocky V (1990), no ar a partir das 15h50min, que não chegou perto do sucesso do primeiro filme — e é considerado por muitos como o pior filme de toda a saga.
Tal como na ficção, contudo, a derrota foi apenas passageira e a franquia deu a volta por cima (ainda que tenha levado algum tempo) com Rocky Balboa (2006), mais uma vez estrelado e dirigido por Stallone. O Telecine Action o exibe a partir das 17h45min.
Depois disso, ainda vai ao ar às 19h40min Creed: Nascido para Lutar (2015), de Ryan Coogler, um spin-off de Rocky em que Stallone abre espaço para Michael B. Jordan ser o protagonista.
Após a overdose de Rocky, às 22h é exibido Rota de Fuga 2 (2018), de Steven C. Miller, uma das produções mais recentes do astro de ação. O especial chega ao fim retornando ao passado, com transmissão a partir das 23h45min da aventura Falcão – O Campeão dos Campeões (1987), com direção de Menahem Golan.
Mais dicas
A magia de Dumbo na RBS TV
Animação e realidade se confundem em Dumbo (2019), filme em destaque na faixa Cinema Especial, no ar às 22h35min desta terça, logo após Pantanal, na RBS TV. Parte live-action, parte computação gráfica, o filme é um remake do clássico da Disney de 1941 sobre um doce elefante com orelhas gigantescas que é constantemente motivo de chacota por causa da característica desproporcional – até alguém perceber que elas têm suas vantagens. Com direção de Tim Burton, de Alice no País das Maravilhas e A Noiva Cadáver.
Programe-se
Trio Rebuliço toca João Pernambuco
O Trio Rebuliço, formado pelos violonistas Thiago Colombo, Mathias 7 Cordas e Neuro Júnior, será a primeira atração do projeto 10+10, iniciativa do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440) que irá homenagear 10 compositores brasileiros. No primeiro show, que ocorrerá na quinta-feira (7), às 20h, os artistas interpretarão composições de João Pernambuco, um dos criadores da escola brasileira de violão.
As apresentações organizadas para o evento serão todas inéditas e com entrada franca, pensadas exclusivamente para o palco do espaço. Os próximos homenageados no ano serão Radamés Gnattali (por Olinda Allessandrini), Jacob do Bandolim (por Aquiles Moraes), Waldir Azevedo (por Elias Barbosa) e Egberto Gismonti (por Daniel Murray).
Bel Medula lança disco
O quarto disco da cantora Bel Medula terá seu show de lançamento na quinta-feira (7), às 20h, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75), na Capital. Em Abala Ladaia, a artista traz composições reflexivas que conversam com o cotidiano e que são embaladas por sonoridades eletrônicas. No espetáculo, ela será acompanhada pelo músico Luczan. Ingressos a partir de R$ 50 em sympla.com.br.
Pesquisa sobre os leitores gaúchos
O Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318), instituição da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), sediará na quinta (7), às 15h, em Porto Alegre, o evento de divulgação dos resultados obtidos na pesquisa Hábito de Leitura no Estado do Rio Grande do Sul, que procurou traçar o perfil dos leitores gaúchos. O levantamento é uma iniciativa da Livraria Vanguarda, de Pelotas, e foi realizado pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO).
A ideia de se debruçar sobre o tema surgiu após a Vanguarda perceber que os dados nacionais existentes eram insuficientes para descrever a realidade local. A atividade terá entrada franca. Na oportunidade, a livraria também irá lançar o projeto Uma Página por Dia, em parceria com a Agência Incomum, que pretende incentivar a leitura e a circulação de livros no Estado.