Pintura ao vivo no Instituto Ling
O Instituto Ling recebe nesta semana o artista visual bajeense Bruno Tamboreno para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. Entre hoje (4) e sexta-feira (8), das 10h30min às 20h, o público poderá acompanhar gratuitamente a criação em tempo integral da nova obra. Após a finalização do trabalho, Tamboreno comentará a experiência em um bate-papo virtual no sábado, às 11h. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo em institutoling.org.br.
A parede-obra do artista ficará exposta para visitação até o dia 28 de maio, com entrada franca. Depois, a instituição receberá outros três nomes, dentro do projeto Ling Apresenta, que tem curadoria de Luísa Kiefer.
Fauna amazônica em foco
Sem usar elementos verbais, o Projeto Gompa recriou o ambiente amazônico por meio de sons, bonecos cênicos e luzes para o espetáculo Amazônia - Um Olhar Sobre a Floresta, em que os protagonistas são os animais. Dirigida por Camila Bauer, a montagem destinada a crianças e adultos conta a história de espécies que perderam seu habitat por conta da poluição e do desmatamento.
Serão duas sessões gratuitas nesta semana: uma amanhã, em Gravataí, às 15h, no Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1.241 - Centro); e outra na quarta, em São Leopoldo, às 15h, no Teatro Municipal (Rua Osvaldo Aranha, 934 - Centro). A distribuição de senhas começa às 14h.
Audioguia na Fundação Iberê
Buscando promover a acessibilidade para pessoas não-videntes, a Fundação Iberê conta agora com um audioguia. Produzida pela OVNI Acessibilidade Universal, a ferramenta ajuda na locomoção do público pelos espaços expositivos do prédio.
O áudio, que tem duração de 38 minutos, tem início com uma fala de Iberê Camargo, seguida de um texto poético sobre a construção — assinada pelo arquiteto português Álvaro Siza. Há também a menção ao trabalho de catalogação iniciado pela esposa do artista, Maria Coussirat, e trechos da entrevista com Siza para o documentário Mestres em Obra, de Marta Biavaschi. Para visitar o local por meio da audiodescrição, basta agendar pelo site iberecamargo.org.br/audioguia.
Noite de cinema nacional
Estreia nesta noite no Canal Brasil, a partir das 19h55min, o drama nacional Dora e Gabriel (2020), dirigido e roteirizado por Ugo Giorgetti. Com boa parte da ação do longa se desenrolando dentro do porta-malas de um carro, o filme mostra o insólito primeiro encontro de Gabriel (Ary França) e Dora (Natalia Gonsales), dois desconhecidos obrigados a dividir o minúsculo espaço, após serem sequestrados no centro de São Paulo.