O aniversário de 75 anos, nesta terça-feira (2), é de Marieta Severo, mas quem sai ganhando é o público. O Canal Brasil iniciou, ainda na segunda, uma mostra — que segue até o dia 12 de novembro — dedicada a filmes estrelados pela atriz. De segunda a sexta, sempre às 18h, o canal pago exibe grandes produções de seu currículo, como O Homem da Capa Preta (1986) e Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995).
Nesta terça, a mostra especial transmite Guerra de Canudos (1997), com direção de Sérgio Rezende. Na produção, Marieta vive Penha, matriarca de uma família que se deslumbra com as palavras de Antônio Conselheiro (José Wilker) e resolve acompanhá-lo. A filha mais velha, Luiza (Claudia Abreu), rebela-se e foge de casa. Um tempo depois, em plena guerra, Luiza terá de salvar sua família, quando o Exército decide acabar de vez com a cidade.
Outro destaque da programação da mostra é A Grande Família: O Filme (2007), uma versão para os cinemas da série de sucesso da Globo, com exibição no dia 12.
Após quatro anos longe das novelas, Marieta está no elenco de Um Lugar ao Sol, folhetim das nove que estreia na próxima segunda-feira (8). Na trama de Lícia Manzo, ela viverá Noca, avó de Lara (Andréia Horta).
— É uma mulher batalhadora que passou por coisas muito terríveis na vida, mas que tem uma visão muito esperançosa e positiva. E de uma sabedoria de vida... É uma mulher profundamente preocupada com as pessoas ao seu redor — adiantou Marieta, em entrevista recente ao Gshow.
A retomada da vida diante das câmeras também fez bem para a vida pessoal. A atriz chegou a ser internada por conta da covid-19 — e, até hoje, sofre com sequelas.
— Fiquei com muita fadiga e com problemas de lapso de memória. A Andréia Horta também teve covid e, quando voltamos a gravar, foi um apoio muito grande uma para a outra —relatou Marieta ao Gshow.
Mais dicas
Sarau celebra a Feira do Livro
O Sarau Elétrico desta terça irá falar sobre a Feira do Livro de Porto Alegre. Luís Augusto Fischer, Diego Grando e Katia Suman irão celebrar a edição deste ano, que retorna à Praça da Alfândega após uma versão totalmente virtual no ano passado por conta da pandemia de coronavírus. O Sarau Elétrico ocorre pelo canal de Katia Suman no YouTube, a partir das 21h. A canja musical ficará por conta de Lúcia Severo.
Autores debatem grandes temas
A partir desta quarta (3), o Projeto Literário Diálogos Contemporâneos levará ao palco do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), na Capital, personalidades brasileiras de destaque para debater temas emergentes como periferia, mundo digital, espiritualidade, envelhecimento, violência contra mulheres e outros.
Abrindo a série, nesta quarta, a escritora e atriz Elisa Lucinda irá falar sobre "Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito", com mediação do escritor e músico Ricardo Silvestrin. Na quinta, o escritor Ignácio de Loyola Brandão abordará "Literatura, pestes, pandemias e distopias: ficção e realidade".
O evento é gratuito, às 19h, mediante retirada de ingressos no local a partir das 18h. Haverá também transmissão ao vivo pelo canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube.
De olho no The Voice
O The Voice Brasil segue realizando as Audições às Cegas, primeira etapa do reality musical, nas noites de terça e quinta-feira, na RBS TV, logo após a novela das nove.
Na semana passada, apenas uma candidata do Rio Grande do Sul foi vista se apresentando: Dida Larruscain fez bonito, e todos os técnicos giraram suas cadeiras para sua performance de Chovendo na Roseira, de Tom Jobim. Após refletir, a cantora optou por entrar para o time de Iza.
A vida de Maradona, da realidade à ficção
No fim de semana, o Amazon Prime Video liberou a série Maradona: Conquista de um Sonho. Com criação e direção de Alejandro Aimetta, a produção reconstrói a vida e a carreira de Diego Armando Maradona desde seu humilde início em Villa Fiorito, na Argentina.
Sua performance como jogador do Barcelona e do Napoli e seu papel fundamental em levar a seleção argentina a vencer a Copa do Mundo do México, em 1986, são alguns dos fatos abordados pelo seriado. Para retratar Maradona em vários momentos, quatro atores foram contratados (como Nazareno Casero, na foto), após uma seleção com mais de 300 candidatos.