Feminismo(s) na arte
A Fundação Bienal Mercosul realiza hoje, às 10h, no Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085), o evento gratuito Arte, Feminismos e Emancipação, com debates sobre como o feminismo se estrutura hoje, além de suas relações com lutas contra expressões de discriminação, como sexismo, racismo, homofobia, xenofobia e classismo. O evento começa com a apresentação do seminário, feita pela curadora geral da Bienal, Andrea Giunta, e Igor Simões.
Às 10h30min, a curadora comanda um bate-papo sobre Políticas do Conhecimento com Maria Berenice Dias, Gloria Crystal e Roberta Barros. Às 14h, Alice Porto e Julha Franz debatem o tema Poéticas do Corpo. Já às 15h, o tema Exclusão e Inclusão no Âmbito da Arte Brasileira terá os debatedores Claudia Paim, Rosana Paulino, Igor Simões e Andra Giunta. O evento tem ainda performances de Claudia Paim e Julha Franz a partir das 16h30min.
Crianças Africanas
A exposição Toda Manhã na África, do fotógrafo e produtor audiovisual Javier Paquito Herrera, recebe a visitação aberta no Bistrô do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). As imagens foram feitas no orfanato-escola Ethembeni School, na África do Sul, onde são abrigados jovens albinos e portadores de deficiências, rejeitados pelas tribos que não entendem a condição de crianças com necessidades especiais.
O fotógrafo estava no país para correr a supermaratona de Comrades quando soube que parte da arrecadação das inscrições seria revertida para a manutenção desta entidade, onde ocorreu a apresentação das crianças para os atletas estrangeiros:
– Foi uma emoção única, que nos faz refletir o quanto somos privilegiados. Ver isso, sentir o abraço daquelas crianças, o sorriso, a alegria, foi uma injeção de ânimo para enfrentar a prova e perceber que o difícil não é uma corrida de 90 quilômetros, o difícil é não poder correr uma corrida dessas porque a vida nos privou fisicamente desta possibilidade – afirma Paquito. A mostra segue até 31 de dezembro.
Figurino de Freddie Mercury
Na carona do filme Bohemian Rhapsody, cinebiografia do cantor Freddie Mercury que estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, a Fox Film Brasil montou uma exposição com peças icônicas relacionadas à banda britânica Queen. Em cartaz até o dia 18, no no piso L3 do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4.545), a mostra conta com quatro réplicas dos figurinos usados no longa-metragem, incluindo acessórios. São roupas nada discretas, como a calça de couro branca, a coroa, o cetro e o manto vermelho usados por Freddie Mercury na passagem da turnê A Kind of Magic por Paris, em 1986. A visitação é gratuita, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 11h às 21h.