Um dos eventos mais tradicionais de Porto Alegre está chegando à maioridade: o projeto Segunda Maluca, que leva shows ao palco do bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960), chega a seus 18 anos nesta segunda-feira (27), com um histórico de apresentações trazidas a Porto Alegre do qual vale se orgulhar. Nesta edição, para comemorar a chegada à vida adulta, a atração é a banda pernambucana Eddie. Com mais de 25 anos de estrada, a banda retoma seu clima praieiro e se prepara para montar seu bloco de Carnaval neste verão.
Um dos principais responsáveis pela renovação do frevo, o grupo formado por Fábio Trummer (guitarra e voz), Alexandre Barreto Urêa (percussão e voz), Andret Oliveira (trompetes, teclados e samplers), Kiko Meira (bateria) e Rob Meira (baixo), Eddie tem sete álbuns lançados e mais de 70 mil discos vendidos. Entre os vários músicos que já passaram pela banda, destacam-se Roger Man e Bernardo Vieira (Bonsucesso Samba Club), Fred Eremita e Karina Buhr (Comadre Fulozinha). Os ingressos antecipados custam R$ 35 – na hora, saem por R$ 50.
El adiós del comandante
Os fotógrafos Tadeu Vilani, de Zero Hora, Leandro Taques (autor da foto acima) e Gibran Mendes, ambos de Curitiba, tinham uma pauta combinada em conjunto há tempos: registrar o momento da partida de Fidel Castro, projeto acertado muito antes da morte do líder cubano. Quando o momento chegou, em novembro de 2016, o trio partiu em direção à ilha para acompanhar o trajeto da urna com as cinzas de Fidel pelo interior do país. Foram cerca de dois mil quilômetros de estrada de chão, aventura percorrida em um Dodge 56 alugado. Os registros dessa reportagem em texto e imagens foram reunidos no livro Yo Soy Fidel, que será lançado hoje, no Bar do Alexandre (Rua Saldanha Marinho, 132), às 19h30min. O livro foi finalizado graças a uma vaquinha virtual que os fotógrafos realizaram pela internet.