A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar neste fim de semana a aplicação de doses contra a covid-19, a gripe e a poliomielite em diferentes postos de Porto Alegre. Serão seis unidades de saúde abertas no sábado (8) e cinco no domingo (9). As demais vacinas do calendário também estarão disponíveis.
Além da aplicação dos imunizantes, os postos de saúde também oferecem consultas médicas e de enfermagem para dar apoio aos prontos-atendimentos e reduzir o tempo de espera dos pacientes nas emergências.
Estarão abertas no sábado as unidades São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Santa Marta e Floresta. Apenas a unidade Floresta vai encerrar o atendimento às 16h, os demais funcionam das 10h às 19h. Além disso, a unidade de saúde Modelo contará exclusivamente com o serviço de vacinação das 10h às 17h.
Quem pretende de vacinar no domingo pode se dirigir até os postos São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas e Santa Marta. Todos com funcionamento das 10h às 19h.
Podem receber as doses bivalentes as pessoas com mais de 18 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, imunocomprometidos ou que tenham alguma comorbidade com mais de 12 anos.
Já na vacinação monovalente, bebês e crianças com até três anos incompletos podem receber a primeira e a segunda dose. Os pequenos de três e quatro anos, que recebem exclusivamente o imunizante CoronaVac, terão disponíveis as três aplicações. Para os maiores de cinco anos serão ofertadas as três doses previstas no cronograma.
A quarta dose é oferecida para todos com mais de 18 anos e que tenham recebido a terceira aplicação há mais de quatro meses. Para esse grupo, poderão ser utilizadas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da fabricante aplicada anteriormente.
Gripe e pólio
A vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. Já a proteção contra a poliomielite será oferecida para as crianças menores de cinco anos que precisem colocar a caderneta de vacinação em dia.