A partir desta segunda-feira (19), serão ampliadas de 33 para 41 as unidades de saúde que oferecem vacinação contra covid-19 na Capital. A imunização contra a gripe também segue em todas unidades de saúde.
Na vacinação bivalente contra o coronavírus, podem se proteger pessoas com mais de 18 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, imunocomprometidos ou que tenham alguma comorbidade e mais de 12 anos. É necessário
Aplicam a bivalente, os postos Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo, Ramos, Morro Santana, Bom Jesus, Chácara da Fumaça e Diretor Pestana. Das 8h às 17h: Nossa Senhora de Belém, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Parque dos Maias, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros, Assis Brasil, Mato Sampaio, Divisa, Passo das Pedras 1, Sesc e Wenceslau Fontoura. Até as 19h, atendem Moab Caldas, Cristal, Glória e Lami. Todos recebem o público até 21h.
Também haverá continuidade da campanha de vacinação itinerante contra gripe e covid-19 nas escolas municipais. Serão 21 escolas contempladas nesta semana. Nesta segunda-feira (19) a imunização ocorre nas Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emef) Moradas da Hípica, no bairro Campo Novo, Gabriel Obino, no bairro Teresópolis, e Martim Aranha, no bairro Santa Tereza. As equipes de agentes de saúde estarão nas escolas pela manhã e à tarde. Estudantes menores de 12 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para aplicação.
Já as doses monovalentes serão oferecidas para diversos públicos, começando por bebês e crianças de até três anos incompletos, que recebem duas doses de vacina respeitando o intervalo recomendado, além de crianças de três e quatro anos, nas quais são aplicadas exclusivamente imunizantes CoronaVac.
Podem receber o imunizante contra o vírus influenza todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Já a vacinação contra a pólio estará disponível para todas as crianças com menos de cinco anos e que precisem colocar em dia a caderneta de vacinas. O atendimento, tanto para aplicação da vacina da gripe quanto da pólio, será feito em todos os postos de saúde de Porto Alegre.