A manhã do segundo dia de vacinação contra a covid-19 para as crianças de quatro anos foi de movimento tranquilo em Porto Alegre. Nos dois locais que oferecem o serviço para esse público, a maior demanda foi de adultos que precisavam atualizar o calendário vacinal.
Na Clínica da Família Álvaro Diffini, no bairro Restinga, zona sul da Capital, foram feitos 30 atendimentos até as 10h, sendo 12 de crianças. Já na Unidade Ramos, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte, foram mais de 200 atendimentos até o meio-dia, mas apenas 30 eram de crianças.
— A maioria que está procurando a vacina é o público adulto e os idosos. Voltamos a vacinar contra covid depois de quatro meses, então a busca para atualizar é alta. Já em relação às crianças o público é bem menor — conta a coordenadora da Unidade Ramos, Roselaine Patrícia Spaniol.
Entre os pequenos que se imunizaram contra o coronavírus pela primeira vez está Júlia Bukor de Castro Freitas, de quatro anos. Enquanto esperava para ser chamada na Unidade de Saúde Ramos, segurava o seu caderno de imunizações.
— Tô me sentindo bem, mas com um pouco de medo — diz Júlia.
Seu pai, o advogado Rafael Freitas, afirma que a partir de agora, estará mais tranquilo para que a filha possa ir à escola e brincar sem maiores riscos de ser contaminada.
— Estamos aguardando esse momento faz um bom tempo. Estávamos esperando que ela completasse cinco anos, mas quando surgiu a oportunidade, decidimos fazer o quanto antes para que ela já estivesse protegida para evitar qualquer complicação.
Neste sábado, o serviço segue disponível até as 16h. Pessoas a partir dos 12 anos podem fazer a imunização também no Shopping João Pessoa.