A secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, afirmou na manhã desta terça-feira (7), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, que a aplicação do segundo reforço (ou quarta dose) da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde de qualquer idade deve começar nesta quarta-feira (8) no Estado.
— A gente sugere que os profissionais de saúde comecem a ser vacinados com aqueles que estão na linha de frente e quem faz o atendimento ao público — detalhou a secretária.
Representantes dos governos estadual e municipais estão reunidos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde as 9h30min. Depois do encontro, devem ser divulgadas mais informações.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou, nesta manhã, que ainda não definiu quando os postos passarão a oferecer o segundo reforço. À tarde, a pasta disse que a aplicação não terá início na quarta-feira em razão da falta de imunizantes.
A recomendação foi anunciada na última quinta-feira (2) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Alguns Estados e cidades já haviam dado início a esta etapa ou começaram em seguida, como São Paulo (SP), na segunda-feira (6).
Terceira dose para adolescentes
Outro anúncio feito pela secretária é sobre a aplicação de terceira dose para adolescentes no Rio Grande do Sul. Segundo Arita, na quinta-feira (9), um lote com 500 mil imunizantes da Pfizer chega ao Estado. Pelo Twitter, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), disse que a aplicação de reforço para quem tem de 11 a 17 anos deve começar na próxima semana no Estado.
— Adolescentes que já completaram quatro meses da dose dois, é preciso ficar atento. É a grande oportunidade de fazer a dose de reforço — alertou a secretária.
À noite, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou que a aplicação nos adolescentes de 17 anos estará disponível a partir de quarta-feira. Em outros municípios, é possível que ocorra aplicação já na sexta-feira, conforme informou mais tarde a pasta estadual.