Adolescentes de 17 anos poderão receber a dose de reforço contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (8) em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a aplicação ocorrerá no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde, cujos endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos por meio deste link.
Em nota publicada em seu site, a SMS destacou que a ampliação de público segue a orientação do Ministério da Saúde, que recomendou a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos. No total, 73.240 jovens estão aptos a receber a terceira aplicação no município, mas será necessário escalonamento, devido ao baixo estoque de vacinas.
A vacinação na Capital estará disponível para os jovens vacinados até 8 de fevereiro (intervalo de quatro meses). Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de imunização.
Estado
O início da aplicação de dose de reforço para adolescentes entre 12 e 17 anos no Rio Grande do Sul será na sexta-feira (10), conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A pasta informa que, inicialmente, eles serão imunizados com as 215.415 doses da CoronaVac disponíveis no Centros Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e nos municípios que têm o imunizante em estoque. Há 561.324 adolescentes no Estado aptos a receber a dose de reforço.
Com o recebimento de 1,2 milhão de doses da Pfizer na próxima semana, a vacinação também passará a ser feita prioritariamente com esse imunizante no Estado. A nota técnica 35/2022 do Ministério da Saúde determina que a aplicação da CoronaVac como dose de reforço pode ser feita no caso de indisponibilidade da vacina Pfizer, por motivos logísticos ou de acesso, o que ocorre no Estado no momento.
Conforme a nota técnica, a decisão de oferecer a dose de reforço aos adolescentes foi tomada devido à tendência de redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo e, por isso, "deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis", diz o MS.
O reforço deve ocorrer com um intervalo mínimo de quatro meses a partir da última dose do esquema vacinal primário.
Também nesta quarta-feira, pessoas com mais de 50 anos e profissionais da saúde de todas as idades podem se vacinar com a segunda dose (ou quarta dose) de reforço no Estado. A SMS, entretanto, afirma que ainda não tem uma definição sobre o início da aplicação da quarta dose nesses grupos.