Recomendada oficialmente pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (18), a quarta dose (ou segundo reforço) de vacina contra a covid-19 para a população a partir de 60 anos já teve o início autorizado no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), os municípios que tiverem estoque disponível podem começar a aplicação na tarde desta quinta-feira (19). O assunto foi discutido ontem em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por representantes estaduais e municipais.
O imunizante indicado é o dos laboratórios Pfizer/BioNTech, além das vacinas da Janssen e da AstraZeneca, independentemente do fabricante das doses que foram recebidas antes. Deve-se observar o intervalo de quatro meses decorridos desde a terceira dose (ou primeiro reforço).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou, na manhã desta quinta (19), que está avaliando a disponibilidade de doses. Caso tenha número suficiente, esta nova etapa da campanha poderá ser iniciada na sexta-feira (20).
Até então, a quarta dose ou segundo reforço estava recomendada, pelo governo federal, apenas para idosos de 70 anos ou mais, imunossuprimidos e pessoas a partir de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. Há Estados e municípios, entretanto, que se anteciparam à definição do ministério e já vêm cumprindo esta fase da vacinação.