A partir desta quarta-feira (23), a unidade básica de saúde São Vicente, em Caxias do Sul, passa a atender das 13h30min às 18h para testes de covid-19 e volta a ser referência em casos de síndrome respiratória neste horário. Pela manhã, o atendimento no postinho para outros procedimentos segue normal.
Os testes seguem disponíveis em todas as unidades para quem tem sintomas gripais. Apenas o posto Alvorada não realiza testagem, porque é referência para vacinação contra covid-19. A prioridade de testes é para idosos, gestantes e trabalhadores em geral.
Casos graves seguem tendo como referência as unidades de pronto-atendimento (UPAs).
A UBS São Vicente havia se tornado referência em 17 de março de 2021, período em que a cidade vivia o pico da doença. A medida foi adotada para desafogar, principalmente, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central, que ficou com os casos mais graves. No ano passado, esse tipo específico de atendimento durou até o dia 31 de agosto, quando retornou à atuação na atenção básica.
Números em Caxias:
Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta terça-feira (22), 414.745 pessoas já foram vacinadas com ao menos uma dose em Caxias. São 366.069 com o esquema vacinal completo e 140.444 com a terceira dose (dose de reforço) — a atualização é manual e registra atraso.
Caxias tem 847 casos em isolamento domiciliar, 36 pacientes em enfermaria e 21 internados em UTI. São 1.508 mortes registradas na cidade desde o início da pandemia.