A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informou no início da noite desta segunda-feira (2) que pelo menos 19 unidades básicas de saúde (UBSs) não têm mais imunizantes para primeira dose ou dose única no município.
Não dispõem mais de doses as seguintes UBSs: Ana Rech, Bela Vista, Campos da Serra, Fátima Baixa, Fazenda Souza, Madureira, Mariani, Planalto, Planalto Rio Branco, Sagrada Família, Santa Lúcia Cohab, Santa Lúcia do Piaí, São Caetano, São José, São Victor Cohab, Século XX, Serrano, Vila Lobos e Vila Oliva.
Nas demais UBSs e unidades básicas vacinadoras (UBVs), a aplicação de primeira dose segue para pessoas de 33 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e adolescentes com comorbidades. No entanto, a SMS reforça que as doses devem se esgotar em mais pontos ainda nesta terça-feira (3).
Para receber a aplicação, é preciso apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Para segunda aplicação, é necessário levar também a carteira de vacinação.
O esquema de segundas doses não está alterado, pois não há falta de imunizantes para estes casos. Veja os cronogramas completos abaixo.
Cronograma primeira dose
Pessoas de 33 anos ou mais: todas as UBSs e UBVs, com exceção de Ana Rech, Bela Vista, Campos da Serra, Fátima Baixa, Fazenda Souza, Madureira, Mariani, Planalto, Planalto Rio Branco, Sagrada Família, Santa Lúcia Cohab, Santa Lúcia do Piaí, São Caetano, São José, São Victor Cohab, Século XX, Serrano, Vila Lobos e Vila Oliva.
Adolescentes com comorbidade, de 12 a 17 anos completos: podem se vacinar nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada, sem necessidade de agendamento prévio.
Gestantes e puérperas (45 dias após o parto): podem buscar o imunizante nas unidades básicas e vacinadoras, exceto aquelas já listadas acima.
Cronograma de segunda dose (não há falta de doses nestes casos)
Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que fizeram primeira dose de AstraZeneca: devem fazer a segunda dose de Pfizer nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Neste caso, a dose estará disponível a partir desta terça-feira (3). A recomendação é ir na data anotada na carteira de vacinação (12 semanas após a primeira dose).
Mulheres que fizeram primeira dose de AstraZeneca e já passaram o período do puerpério (45 dias pós-parto): fazem a segunda dose de AstraZeneca, em qualquer unidade básica de saúde ou vacinadora. Aquelas cuja data da segunda dose já passou também podem comparecer.
Pessoas que precisam da segunda dose da CoronaVac: buscar o imunizante de terça a sexta-feira (3 a 8 de agosto) quem fez primeira dose entre os dias 5 a 9 de julho ou antes. A recomendação é ir na data anotada na carteirinha de vacinação. Quem está com a segunda dose de CoronaVac atrasada também pode comparecer. A vacina estará disponível nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.
Demais pessoas que precisam da segunda dose da AstraZeneca devem seguir o esquema abaixo em todas as unidades básicas de saúde e vacinadoras, exceto a São Vicente:
Terça-feira, 3 de agosto: quem fez primeira dose em 25 de maio ou antes.
Quarta-feira, 4 de agosto: quem fez primeira dose em 26 de maio ou antes.
Quinta-feira, 5 de agosto: quem fez primeira dose em 27 de maio ou antes.
Sexta-feira, 6 de agosto: quem fez primeira dose em 28 de maio ou antes.
Horários de aplicação
As unidades Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário atendem das 8h às 20h.
As demais unidades básicas e vacinadoras aplicam as doses das 8h às 15h30min.