O Rio Grande do Sul recebe neste sábado (14) mais um lote com 207.470 doses de vacinas contra a covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde. Estão previstas para chegar ao aeroporto Salgado Filho, em duas viagens, uma remessa com 77,6 mil unidades da CoronaVac e outra com 129.870 da Pfizer. Ainda não há previsão para a distribuição desses imunizantes para os municípios gaúchos.
Este é o quarto lote de vacinas contra o coronavírus a chegar ao Estado nesta semana. Na segunda-feira (9), foram 185.190 doses de CoronaVac e Pfizer. Na quarta (11), chegaram outras 107.710 unidades de Pfizer e Astrazeneca. Na sexta (13), mais uma remessa envolveu 169.960 injeções de Pfizer e CoronaVac.
Para a próxima segunda-feira (16), está prevista a distribuição aos municípios gaúchos das quase 170 mil vacinas recebidas pelo Estado na sexta-feira. Das 104,4 mil doses de CoronaVac, parte deverá ser usada para a primeira aplicação (D1) e o restante ficará reservado na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para garantir a aplicação da segunda dose (D2), e será distribuída no momento oportuno. Já as unidades de Pfizer deverão ser utilizadas para D1.
Os quantitativos exatos a serem distribuídos a cada uma das 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e municípios dependem de pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre gestores municipais e estaduais. Ainda não há data definida para a reunião do grupo, mas, segundo o governo do Estado, a decisão deve ocorrer “a tempo de realizar a distribuição na próxima segunda-feira”.
Nesta semana, o governo do Estado antecipou a projeção e, agora, a meta é vacinar com a primeira dose ou dose única, até 25 de agosto, toda a população gaúcha a partir dos 18 anos.