O governo do Rio Grande do Sul anunciou, na noite dessa quarta-feira (11), que até 25 de agosto toda a população a partir de 18 anos do Estado deverá estar vacinada com a primeira dose contra a covid-19. Na semana passada, o governador Eduardo Leite já havia antecipado de 7 de setembro para 30 de agosto a conclusão das aplicações de primeira dose.
A antecipação divulgada hoje tem como base uma análise feita pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) das previsões de envio de vacinas pelo Ministério da Saúde e do ritmo de aplicação das injeções pelos municípios gaúchos.
— Em duas semanas, todos os gaúchos a partir de 18 anos, em todos os municípios, devem estar recebendo a primeira dose da vacina. É muito importante que a gente continue nessa direção. As prefeituras estão fazendo a sua parte, e é fundamental que todos os gaúchos se vacinem, para protegerem a si mesmos, às suas famílias e a todos que estão à sua volta — disse Leite, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Conforme levantado pelo governo, até esta quarta, 77,1% da população vacinável acima de 18 anos no Estado já havia recebido pelo menos a primeira injeção ou a dose única. Já estão com seu esquema vacinal completo 37,1% dos habitantes do RS. Ainda não há previsão de início da vacinação de adolescentes sem comorbidades.
A vacinação de indivíduos com 18 anos ou mais já foi concluída em 36 municípios gaúchos. São eles: Aceguá, Alecrim, Bagé, Barra do Quaraí, Cerro Branco, Charrua, Chuí, Crissiumal, Derrubadas, Dom Pedrito, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Garruchos, Herval, Itaqui, Jaguarão, Novo Machado, Passa Sete, Paverama, Pedras Altas, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Quaraí, Redentora, Roque Gonzales, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, São Borja, São Nicolau, São Valério do Sul, Tiradentes do Sul e Uruguaiana.