O novo ponto de vacinação da Capital disponibilizado a partir deste sábado (3) já virou um dos favoritos da população na busca pela vacina contra a covid-19. Desde o início da manhã, o local registra movimento intenso de pessoas. A faixa etária contempla o público de 43 anos ou mais fora dos grupos prioritários.
Por volta das 10h, mais de 300 pessoas formavam a longa fila do lado de fora do Tesourinha, contornando a quadra de esportes que fica no local e chegava à Rua Marechal Setembrino de Carvalho.
É difícil, no entanto, ver alguém parado no lugar. Quem está na fila se desloca rapidamente devido ao grande número de equipes trabalhando na vacinação dentro do ginásio. São 20 estações aplicando as doses ao mesmo tempo.
— Achei que ia demorar bem mais. Muito boa a organização. Cheguei às 9h30 e já estou quase entrando — contou, por volta das 10h20, o autônomo Daniel Cruz, 43 anos.
Antes de ultrapassar o portão para ingressar no pátio do ginásio, quem vai em busca da vacina tem sua temperatura verificada. Já dentro do local, equipes fazem a digitação dos dados em tempo real antes de liberarem a vacinação.
O trabalho é feito por 60 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além de voluntários da prefeitura, da Escola Técnica Cecília Meireles e da Escola Factum.
A gerente administrativa Sílvia Dias Silveira, 43 anos, aproveitou a ampliação da faixa da idade para se vacinar. Foi cerca de uma hora de espera até chegar próximo da entrada do local:
— Eu estava do outro lado da praça e até que foi rápido. Estava ansiosa para me vacinar logo, achei que nunca ia chegar.
Quem já tomou a vacina sai por um outro ponto do ginásio, que fica oposto ao da entrada. No local, é comum ver pessoas batendo foto dos comprovantes de vacinação. É o caso do autônomo Márcio José Albuquerque Fassina, 43 anos, que enviou a foto para o grupo da família:
– Eu estava ansioso por essa dose e a família também. Estou há um ano e meio sem ver minha mãe e, coincidentemente, a segunda dose será no dia do aniversário dela.
Além do Tesourinha, outros dois locais oferecem vacinação para pessoas a pé até as 15h: as unidades de saúde Assis Brasil e Belém Novo.
Há também dois drive-thrus disponíveis até as 17h. No da PUCRS, a fila de carros dobrava a Avenida Salvador França e chegava à Avenida Bento Gonçalves por volta das 10h30min. No do Barra ShoppingSul, os veículos chegavam até as proximidades do hipódromo. São oferecidas primeiras doses, além da segunda dose do imunizante de Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac.