A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou nesta quinta-feira (10) como será a distribuição do novo lote de vacinas contra a covid-19 aos municípios gaúchos. Na sexta-feira (11), será entregue um total de 402 mil unidades. Também está programada a chegada de 171,6 mil doses da Janssen ao Estado, no início da próxima semana. A SES já definiu, no entanto, o número de doses da Janssen que serão distribuídas a cada município gaúcho, que podem ser conferidas no mapa abaixo. No total, serão encaminhadas às prefeituras mais de 570 mil vacinas.
Para entrega nesta sexta, são 146.250 doses da Pfizer/BioNTech, que chegaram na terça-feira (8) ao Estado e compõem o maior carregamento que o RS já recebeu desse imunizante, mais 219,5 mil de Oxford/AstraZeneca, que chegaram na noite de quarta-feira (9), e outras 36.250 ampolas dessa vacina envasada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que estão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para a segunda aplicação.
De acordo com a SES, à exceção das 36,2 mil doses de AstraZeneca garantidas para a D2, as demais unidades que serão distribuídas nesta sexta serão utilizadas para a primeira aplicação na população geral entre 59 e 58 anos, trabalhadores das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação.
Quanto à vacina da Janssen, ao longo desta semana, chegou a ser cogitado pelo Ministério da Saúde que esse lote fosse distribuído somente entre as capitais brasileiras, dado que as vacinas precisam ser aplicadas até 27 de junho, quando se encerra o prazo de validade dessa remessa. No Rio Grande do Sul, porém, ficou decidido que todas as cidades receberão suas ampolas.
Distribuição
As seguintes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) poderão buscar suas doses na Ceadi durante a manhã: 1ª CRS (Porto Alegre), 5ª CRS (Caxias do Sul), 8ª CRS (Cachoeira do Sul), 13ª CRS (Santa Cruz do Sul), 16ª CRS (Lajeado), 18ª CRS (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Por causa do aumento no volume da carga e de condições climáticas pouco favoráveis, as remessas das demais coordenadorias de saúde serão entregues por via terrestre. Nesta sexta, sairão carros do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) de Porto alegre com destino a:
- Santa Maria: com as doses da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª CRS (Alegrete)
- Passo Fundo: 6ª CRS (Passo Fundo) e da 11ª CRS (Erechim)
- Palmeira das Missões: 2ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª CRS (Palmeira das Missões)
- Santo Ângelo: 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª CRS (Santo Ângelo), 14ª CRS (Santa Rosa) e 17ª CRS (Ijuí)
- Pelotas: 3ª CRS (Pelotas) e 7ª CRS (Bagé)
Nas viagens, também serão distribuídos diluentes de vacinas da Pfizer e kits de testes diagnósticos da doença, do tipo antígeno, doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).