A chegada de novas remessas de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira (24) vai permitir que Porto Alegre normalize a aplicação da primeira dose, que estava ocorrendo de forma limitada por meio de agendamento devido à pouca quantidade de imunizantes. Até agora estacionada no público de 50 anos, a campanha vai avançar para as mulheres de 49 no sábado (26), em três drive-thrus e dois postos de saúde. No domingo (27), esse público poderá buscar uma unidade móvel.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 434,8 mil doses de Pfizer, Janssen e CoronaVac que chegaram nesta quinta-feira (24) ao Estado, 51 mil serão destinadas para a Capital, carga que deve ser entregue na sexta-feira (25). Todas serão usadas para primeira aplicação na cidade.
Com esse reforço, Porto Alegre vacinará mulheres e homens a partir de 48 anos na segunda-feira (28) e começará a imunizar os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros. É possível que uma nova faixa etária seja incluída ainda na semana que vem, mas vai depender de como será a procura por parte desses grupos já confirmados.
— Não adianta a gente correr e daqui a pouco ficar sem doses. O planejamento é ter essas 51 mil doses até sexta-feira da semana que vem, e aí estaremos no aguardo de novas doses. Está muito trancado — diz a diretora de Atenção Primária da SMS, Carol Schirmer.
Até sábado, a primeira dose será aplicada no público de 50 anos somente mediante agendamento pelo aplicativo 156+POA, nos postos São Carlos, Tristeza e Morro Santana. De acordo com a SMS, ainda há pelo menos 30 vagas em cada unidade de saúde.
Veja como será a vacinação no sábado e no domingo para mulheres de 49 anos:
Sábado (26)
- Drives-thrus do Big BarraShoppingSul, Big Sertório e estacionamento da PUCRS, entre 9h e 17h;
UBS Tristeza e UBS Navegantes, entre 9h e 15h
Domingo (27)
- Unidade móvel no Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, na Avenida Voluntários da Pátria, 1.940, das 9h às 13h