Pelo menos 363 pacientes diagnosticados com covid-19 permaneciam internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre até as 19h deste domingo (20). Uma queda de 7% nas internações com relação ao domingo anterior (13), quando havia 390 internações pela doença - uma média que vinha se mantendo havia quatro semanas.
Pelo menos 15 pacientes com covid-19 e outros 15 com outras doenças aguardam um leito de UTI na Capital. Neste domingo, são 967 leitos disponíveis, sendo que 782 estão ocupados e 40 permanecem bloqueados.
A taxa de ocupação geral está em 84,36%, de acordo com o painel de monitoramento mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O índice inclui pacientes internados por coronavírus e por outras enfermidades. Especialistas apontam que, para as alas funcionarem dentro de padrões de normalidade, é preciso que o índice máximo de lotação seja de 85%.
Das 18 instituições de saúde que a SMS monitora, três apresentam lotação de 100% dos leitos: Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Cristo Redentor e Hospital Fêmina.
Outras quatro instituições não atualizaram os dados até as 19h deste domingo: Hospital Porto Alegre, Hospital Vila Nova, Hospital Santa Ana e Hospital Beneficência Portuguesa.