As unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre abrigam, neste domingo (13), 390 pacientes diagnosticados com coronavírus. Este indicador tem apresentado estabilidade no último mês: no domingo do dia 16 de maio, quatro semanas atrás, o número era quase o mesmo: eram 394 pessoas em estado grave por causa da covid-19.
Mesmo com estabilidade, taxa de ocupação geral ainda é elevada. Conforme consulta ao painel de monitoramento mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por volta das 22h, o índice, que inclui pacientes internados por coronavírus e por outros motivos, estava em 86,18%.
A atual oferta de leitos de UTI da Capital é de 958, sendo que 792 estão ocupados e outros 39 estão bloqueados. Dessa forma, o número de leitos para pacientes graves disponíveis na cidade é de 127.
Das 18 instituições de saúde que a SMS monitora, cinco apresentam lotação igual a 100% da capacidade, o que indica que as equipes médicas podem estar atuando com algum grau de improviso para atender a todos os pacientes. São elas: Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Cristo Redentor, Pronto Socorro e Hospital da Restinga.
Até o final da noite deste domingo, somente o Hospital Beneficência Portuguesa ainda não havia atualizado seus dados.