A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta quinta-feira (13) que o novo lote de CoronaVac que está programado para chegar ao Rio Grande do Sul na noite desta quinta-feira (13) será distribuído na sua totalidade aos municípios na sexta-feira (14). Serão recebidas 127,6 mil doses de CoronaVac, as quais serão destinadas exclusivamente à segunda aplicação em indivíduos que receberam a primeira injeção há 28 dias ou mais.
Levando em conta essa nova remessa, ainda faltarão 220.130 doses para completar a o esquema vacinal de todos os gaúchos que já receberam a primeira aplicação desse imunizante.
Também serão distribuídas na sexta 135 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que já estavam acondicionadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Elas se destinam à aplicação da segunda dose em pessoas que receberam a primeira injeção referente à remessa de 24 de fevereiro. O voo desta noite trará também um novo lote de Oxford/AstraZeneca, mas as 237.250 doses serão utilizadas futuramente para aplicação do reforço. Até que ocorra a distribuição, ficarão reservadas na Ceadi.
Doses por município
Todos os municípios gaúchos serão contemplados pela distribuição de imunizantes que ocorrerá na sexta-feira (13). Das 127,6 mil doses de CoronaVac, Porto Alegre ficará com a maior parte: serão recebidas 22.670, número equivalente a 17,76% do total. Em seguida aparecem Pelotas (5,3 mil doses), Canoas (4,4 mil), Gravataí (3,7 mil) e Novo Hamburgo (3,1 mil). Confira abaixo a lista de todos os municípios e a quantidade de doses que receberão.
O governo do Estado também estabeleceu que, do quantitativo de 135 mil doses de Oxford/AstraZeneca, 21.420 irão para a Capital, 4,7 mil para Pelotas, 4,4 mil para Caxias do Sul, 3,5 mil para Santa Maria e 3,1 mil para Canoas.
Distribuição
De acordo com a programação da SES, durante a manhã de sexta estarão disponíveis para retirada na Ceadi as vacinas das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs): 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório), além das destinadas à Secretaria Municipal de Saúde da Capital. Um veículo da secretaria levará a Palmeira das Missões as cargas da 15ª CRS (Palmeira das Missões) e da 2ª CRS (Frederico Westphalen), a Passo Fundo as cargas da 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim) CRSs, e a Santo Ângelo as da 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí). Um helicóptero da Polícia Civil levará as doses das coordenadorias 4ª (Santa Maria), 7ª (Bagé) e 10ª (Alegrete), com pouso em Santa Maria e Bagé.
Na parte da tarde, estarão disponíveis para retirada as doses dos municípios da 1ª CRS próximos à Capital: Alvorada, Canoas, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.