Os estoques de CoronaVac destinados à aplicação da segunda dose já acabaram em seis municípios da região metropolitana, inclusive Porto Alegre. Na última terça-feira (4), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu às prefeituras 31.780 doses.
Entre os municípios que suspenderam a vacinação estão Porto Alegre, Cachoeirinha, Viamão, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Outras cidades trabalham com agendamento e já estão com as doses recebidas comprometidas, como Gravataí e Sapucaia do Sul.
Veja como as cidades organizaram seus esquemas de vacinação
Porto Alegre: a aplicação da segunda dose de CoronaVac foi suspensa nesta quinta-feira (6). A expectativa é de que cheguem novas remessas do Ministério da Saúde nos próximos dias, quando se poderá retomar as segundas aplicações.
Cachoeirinha: as doses terminaram ainda na quarta-feira (5). Como a cidade havia recebido um volume pequeno, foram vacinadas somente pessoas que precisam ter recebido a segunda dose até 23 de abril.
Viamão: o município recebeu 640 doses e organizou a vacinação por faixas etárias para não ocorrer aglomerações e filas. Na quarta-feira, foram vacinadas pessoas com 73 anos e nesta quinta-feira (6), idosos com 72 anos. Em torno de 5 mil pessoas estão com calendário atrasado em Viamão.
Gravataí: a cidade recebeu 730 doses da CoronaVac, destinadas à aplicação da segunda dose nos acamados através de agendamento. A prefeitura aguarda novos lotes para finalizar a imunização das 16.511 pessoas que devem fazer a segunda dose.
Guaíba: as 270 doses recebidas serão aplicadas no sábado (8). A aplicação será por ordem de chegada para 1.060 pacientes que deveriam ter recebido a segunda dose até 29 de abril. Ao todo, Guaíba tem 4.060 doses atrasadas.
Canoas: a vacinação da segunda dose foi suspensa nesta quinta-feira (6), após terminar o lote de 910 vacinas. Esse volume foi insuficiente para garantir a dose de reforço a todos que já completaram os 28 dias de intervalo recomendado.
Esteio: município não recebeu nenhuma dose de CoronaVac nesta última remessa. Um levantamento realizado até 1ª de maio aponta que 5.954 pessoas aguardam para tomar a segunda dose em Esteio.
Sapucaia do Sul: a secretaria municipal da Saúde trabalha com agendamento e todas as 360 doses recebidas nesta semana já estão destinadas. Há 4.821 pessoas aguardando para tomar a segunda dose da CoronaVac.
São Leopoldo: o município recebeu, na quarta-feira (5), 800 doses, aplicadas em quatro horas de vacinação. Mais de 8 mil pessoas aguardam para receber a segunda dose.
Novo Hamburgo: o município recebeu 630 doses, que acabaram nesta quinta-feira. A prefeitura calcula a necessidade de 11.841 doses para completar o esquema vacinal de pessoas que completam ou passam dos 28 dias da primeira aplicação.