Correção: a vacinação em Esteio neste sábado (29) é para pessoas com comorbidades acima dos 18 anos e a aplicação é de doses da Oxford/AstraZeneca, e não para pessoas que deveriam ter recebido a dose complementar da Coronavac até o dia 30 de abril como publicado entre 19h31min de 28 de maio e 12h26min de 29 de maio. O texto já foi corrigido.
Apenas os municípios de Gravataí, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo e Nova Santa Rita vão seguir com a vacinação contra a covid-19 neste sábado (29), na Região Metropolitana. As demais prefeituras só retomarão a imunização na segunda-feira (31)
Em Gravataí a primeira dose foi ampliada para os trabalhadores de apoio das redes de educação municipal, estadual e privada. A vacinação está sendo realizada nas unidades de saúde São Judas Tadeu, Neópolis, Barro Vermelho, Centro, Morada do Vale I, Cohab A e Parque dos Anjos, das 9h às 13h.
Para este grupo, é obrigatório apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS, carteira de vacinação, comprovante de vínculo com a instituição de ensino e declaração padrão fornecida pela Secretaria Municipal de Educação.
Em Canoas a vacinação será ampliada para os professores e trabalhadores da educação que atuam nas redes estadual e privada de ensino. O horário de atendimento é das 8h às 15h nas unidades de saúde Santa Isabel, Niterói, Rio Branco, Fátima/Prata, Praça América, São José e Estância Velha. É necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e declaração que ateste o vínculo com a instituição de ensino. O documento deve ser solicitado à diretoria de cada escola.
As pessoas com comorbidades e com deficiência permanente com mais de 18 anos podem se vacinar no projeto Prefeitura na Rua que estará localizado na Praça Rio Grande, bairro Mathias, das 9h às 12h. Para este grupo, além do documento de identidade com foto e CPF, é necessário levar a carteira de vacinação e documento que ateste a comorbidade.
Já em Esteio, pessoas acima dos 18 anos e que tenham alguma das comorbidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde podem se vacinar das 8h30min às 13h, no Parque de Exposições Assis Brasil (com entrada pelo Portão 1). Estão previstas a aplicação de mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O agendamento deve ser feito previamente pelo site ou pelo telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na imunização, é necessário levar comprovante de residência na cidade, documento de identificação e documento que ateste a comorbidade.
Em Novo Hamburgo, será realizado um drive-thru para vacinar as pessoas com 40 anos ou mais com deficiência permanente e os trabalhadores de transporte aéreo e portuários. Será nos pavilhões da Fenac, com entrada pela Avenida Nações Unidas, das 9h às 16h. É necessário levar documento de identidade com foto, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência e qualquer documento que comprove deficiência.
Documentos necessários:
- Pessoas com deficiência permanente: documento de identidade com foto, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência e qualquer documento que comprove deficiência
- Trabalhadores do transporte aéreo: documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência, documento que comprove a situação de trabalhador empregado de companhias aéreas nacionais, e aos demais o devido credenciamento aeroportuário válido
- Trabalhadores portuários: documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência, documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário
O município ainda tem poucas doses de CoronaVac e está fazendo uma busca ativa para imunizar as pessoas que receberam a primeira aplicação do imunizante até 7 de abril.
A prefeitura de Nova Santa Rita irá vacinar as pessoas com deficiência permanente e as pessoas que tenham alguma comorbidade com 18 anos ou mais. O ponto de imunização será o drive-thru do Parque Olmiro Brandão, das 9h às 12h. É necessário levar carteira de vacinação e documento com foto.
*Colaborou: Rochane Carvalho