O novo local para vacinação contra a covid-19 que entrou em operação na zona norte de Porto Alegre teve movimento intenso, mas poucas filas na manhã deste sábado (8). Estrutura montada no estacionamento em frente ao Bourbon Country recebe pessoas que chegam a pé.
Está sendo aplicada a primeira dose em pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde e de áreas de apoio à saúde. Também há segunda dose para vacinados com Astrazeneca/Oxford que já estejam no prazo. A vacinação de segunda dose da Coronavac segue suspensa.
Por volta das 8h, uma fila de cerca de 50 pessoas ocupava a calçada da Rua Doutor Dário Bittencourt, no bairro Passo D'Areia, numa das entradas para a estrutura. Chegava a dobrar a esquina. No entanto, por volta das 11h, o movimento era muito mais tranquilo. Quem chegava enfrentava uma fila pequena de no máximo 15 pessoas, ainda dentro do estacionamento.
O primeiro a chegar ao local, antes mesmo de iniciar a imunização, era o Luis Claudio Batista, 45 anos. Ele saiu do bairro Auxiliadora, chegou às 6h e segurava os papéis com a documentação:
— Estou muito feliz. Parecia tão distante e a vacina chegou.
No entanto, conforme os agentes da EPTC que orientavam o local, duas senhoras que haviam chegado às 4h estavam na fila, mas queriam tomar a segunda dose da CoronaVac e, ao saber que seria disponibilizada a Oxford/Aztrazeneca, foram embora.
Além dessa nova estrutura, a vacinação ocorre no drive-thru da PUC neste sábado. Desde as primeiras horas da manhã, havia carros estacionados no local. Sylvio Luiz Garcia, 64 anos, estava dentro do primeiro carro estacionado em frente ao portão — chegou às 4h30min. Queria tomar a segunda dose da CoronaVac e, por volta das 7h, foi embora.
— Estava marcado pra eu tomar a segunda dose hoje. Agora, vou esperar quando chegarem as novas dose —relatou.
A fila seguia grande às 10h40min, com carros ocupando a faixa da direita da Avenida Ipiranga e ingressando na Rua Dr. Salvador França. Os agentes da EPTC orientam o trânsito no local. Tanto o drive-thru quanto a nova estrutura operam neste sábado até as 17h.
Outras cinco unidades de Saúde também estão vacinando neste sábado. Na Glória, na Avenida Oscar Pereira, há uma grande fila, mas a imunização ocorre de forma tranquila. Na São Carlos, junto à Avenida Antônio de Carvalho, também havia uma fila grande ocupando parte do terminal dos ônibus nesta manhã. Uma tenda foi montada em frente ao posto e agentes de saúde conferiam os documentos das pessoas na fila.
Além desse locais, as doses são aplicadas nas unidades Assis Brasil, Belém Novo e Tristeza. Nos postos, o atendimento é até as 15h. No domingo (9), a estrutura junto ao Bourbon Country funcionará das 9h às 13h.
Vale lembrar que é preciso levar cópia dos atestados e laudos médicos que confirmem a comorbidade.
Documentação necessária — Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa à comorbidade.
Unidades de saúde - Cinco estão abertas no sábado, das 9h às 15h:
- US Belém novo – Rua Florêncio Farias, 195, bairro Belém Novo
- US São Carlos – Avenida Bento Gonçalves, 6670, bairro Partenon
- US Assis Brasil - Avenida Assis Brasil, 6615, bairro Sarandi
- US Glória – Rua Prof. Oscar Pereira, 3229, bairro Glória
- US Tristeza - Avenida Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza
Pessoas com 40 ou mais com as seguintes comorbidades podem se vacinar:
- Diabetes
- Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
- Hipertensão arterial*
- Doenças cardiovasculares (exemplos: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
- Doença cerebrovascular (exemplo: AVC)
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (exemplos: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
Continua a aplicação da primeira dose nos grupos anteriores:
- Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos
- Gestantes e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos
- Pessoas vivendo com HIV a partir de 40 anos
- Público em geral com 60 anos ou mais
Comprovação — Documento preferencial a ser apresentado é um laudo médico descrevendo o problema de saúde. Alguns agravos também podem ser comprovados com prescrição de medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para todos os públicos listados nas comorbidades acima, menos para pessoas com Síndrome de Down.
* Entenda que tipos de hipertensão estão contemplados nesta fase:
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.
- Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.