Além de Porto Alegre, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Alvorada e Viamão retomaram nesta quarta-feira (5) a aplicação da segunda dose de CoronaVac.
Em Cachoeirinha, serão vacinadas as pessoas que estão com o prazo vencido para a segunda dose até o dia 23 de abril. Quem for receber a dose deve ir até a Unidade de saúde Décio Martins Costa e no Centro do Idoso, das 8h30 às 11h30 e da 13h às 16h30. Ao todo são 2 mil pessoas com a dose atrasada.
Em Eldorado do Sul serão imunizadas somente as pessoas que deveriam ter recebido a aplicação em 29 de abril. A Secretária de Saúde do município está entrando em contato com quem receberá a vacina para agendar as aplicações a domicílio. Foram 90 doses recebidas pela prefeitura, mas os pacientes que estão com a segunda dose atrasada são cerca de 300.
Já em Esteio, onde foram recebidas 260 doses da CoronaVac, será imunizado somente quem estava agendado para receber a segunda dose nos dias 22 e 23 de abril. Até 1º de maio, eram 5.954 pessoas com a imunização atrasada. A Secretaria de Saúde também está entrando em contato com essas pessoas e agendando o horário para vacinação no drive-thru localizado em frente à sede da secretaria, na Avenida Padre Claret, 666.
Gravataí imuniza apenas pessoas acamadas que ainda não receberam a segunda dose da vacina. As equipes de saúde estão indo até as residências de quem está com o prazo vencido.
Em Novo Hamburgo, as vacinas serão aplicadas em quem está com atraso de mais de 28 dias e recebeu a primeira dose em unidades de saúde. As próprias unidades de saúde farão o contato e o agendamento com as pessoas a serem vacinadas. É necessário aguardar esse contato para se deslocar até o posto de vacinação. No total são mais de 12 mil pessoas com a dose atrasada.
Em São Leopoldo, as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac até 31 março poderão receber a segunda dose nesta quarta-feira. O ponto de vacinação é a escola Pedro Schneider, na Rua São Caetano, 616. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h. De acordo com o município, cerca de 9 mil pessoas têm a dose atrasada.
Segundo a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul, o município realizou agendamento com quem deve receber a CoronaVac nesta quarta já na segunda-feira (3), informando o local e o horário da aplicação. São 4.821 pessoas com o prazo da imunização vencido.
Depois de receber 640 doses da CoronaVac, Viamão vai vacinar pessoas de 73 anos ou mais e que tenham recebido a primeira dose até 23 março. O horário de aplicação é das 8h às 17h nas Unidades de Saúde Centro, Vila Elsa, Águas Claras, Itapuã, Esmeralda, São Lucas, São Tomé, Santa Isabel e Augusta Meneghini.
Por fim, Alvorada vai aplicar a segunda dose somente nas pessoas que deveriam ter recebido a vacina em 28 de abril. O posto de vacinação é o Ginásio Municipal Tancredo Neves, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3.290. O horário de funcionamento será das 8h às 20h.
Canoas e Guaíba não estão aplicando as segundas doses da vacina coronavac por conta do pouco número de doses que os municípios receberam. As prefeituras ainda não definiram quando vão retomar a vacinação.
*Colaborou: Rochane Carvalho