A vacinação contra a covid-19 será retomada nesta segunda-feira (31) na Região Metropolitana. A maioria das cidades segue imunizando pessoas com comorbidade e com deficiência permanente, ambos os grupos a partir dos 18 anos.
Nos dois casos, é necessário levar documento de identidade com CPF e comprovante de residência. Para quem tem comorbidade, também é fundamental apresentar atestado médico que confirme a doença. Já quem tem deficiência permanente precisa apresentar documento que comprove a condição.
Veja como será a vacinação em alguns municípios:
Cachoeirinha
Poderão se vacinar com o imunizante de Oxford/Astrazeneca nesta segunda-feira em Cachoeirinha as pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos e que não têm cadastro no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). A imunização também estará disponível para quem tem comorbidade, Síndrome de Down e todas as pessoas que já estão no prazo de segunda dose da vacina de Oxford/Astrazeneca. Ainda podem se vacinar grupos anteriores que não receberam nenhuma vacina e trabalhadores da Educação. A vacinação para gestantes e puérperas continua suspensa. Mais informações pelo telefone (51) 3041-8650.
Canoas
A segunda-feira prossegue com a vacinação para a população com deficiência permanente e pessoas com comorbidade a partir dos 18 anos, nas 27 unidades de saúde de Canoas, entre 8h e meio-dia. O imunizante que a prefeitura disponibilizará será o de Oxford/Astrazeneca. Dúvidas podem ser tiradas com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone 0800 647 0156 ou pelo WhatsApp (51) 3425-7623.
Esteio
Gestantes e puérperas com comorbidades tomarão a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira em Esteio. A imunização ocorre entre 17h30min e 19h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Padre Claret, 666. É necessário agendar pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina. Pessoas com dificuldades de acesso podem ligar para o número (51) 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Gravataí
A cidade irá aplicar a primeira dose da vacina da Pfizer em profissionais da saúde, gestantes e puérperas acima de 18 anos, pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas com HVI entre 18 e 59 anos. É preciso agendar pelo telefone (51) 3600-7254 ou pelo site servicos.gravatai.rs.gov.br/vacina, das 8h às 12h e 13h às 17h.
Novo Hamburgo
A cidade segue vacinando as pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos. Esse grupo pode buscar a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca no drive-thru localizado nos pavilhões da Fenac, cuja entrada é na Avenida Nações Unidas, das 9h às 16h. Outro grupo que poderá buscar a primeira dose em Novo Hamburgo nessa segunda-feira no mesmo drive-thru são os trabalhadores de transporte aéreo e portuário de qualquer idade. Mais informações no telefone (51) 3097-9445.
Sapucaia do Sul
Com a vacina de Oxford/Astrazeneca, o município irá vacinar as pessoas a partir de 60 anos e aplicar a segunda dose em quem tomou a primeira injeção até o dia 03 de março. Também irá imunizar as seguintes pessoas com comorbidades, todas a partir de 18 anos: quem tem Síndrome de Down, quem tem doença renal e faz tratamento por diálise, quem tem deficiência permanente e cadastro no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e quem tem comorbidade comprovada. Mais informações no (51) 3474-1706 ou (51) 3452-8650.
São Leopoldo
De acordo com divulgação da prefeitura de São Leopoldo, a segunda-feira será destinada à aplicação da segunda dose tanto da CoronaVac, quanto do imunizante de Oxford/Astrazeneca. Pessoas que receberam a primeira aplicação da CoronaVac e já completaram 21 dias podem procurar a antiga sede da Unisinos, na Praça Tiradentes, para receber a dose de reforço. Já quem recebeu a primeira injeção com a vacina de Oxford/Astrazeneca até o dia 4 de março também pode ir até a antiga sede da Unisinos para completar o esquema vacinal, mas há outro espaço que esse público pode buscar: o drive-thru do Largo Rui Porto, na Avenida Dom João Becker. Nos dois locais, a imunização ocorrer das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações, ligue no (51) 2200-0700.
Viamão
A primeira dose prossegue para pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos, pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos, pessoas com 60 anos ou mais e população em situação de rua. Já a segunda dose será aplicada nas pessoas que tomaram a vacina de Oxford/Astrazeneca e que estão na data da segunda dose, ou seja, completaram as 12 semanas. A vacinação ocorre nas unidades de saúde dos bairros Centro, Vila Elsa, Águas Claras, Itapuã, Esmeralda, São Lucas, São Tomé, Santa Isabel e Augusta Meneghini, das 8h às 17h. Mais informações no telefone (51) 3054-7500.