É de 98,9% a atual lotação geral das unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre. Na tarde desta quarta-feira (14), são 640 doentes em estado grave que têm diagnóstico confirmado para a covid-19, 28 a menos do que na terça-feira (13). As UTIs também abrigam 28 pessoas com diagnóstico suspeito para a doença. Em uma comparação com o cenário de quatro semanas atrás — em 17 de março —, quando 815 pacientes com covid-19 estavam em UTI, houve diminuição de 21,5% nesse indicador.
De acordo com o painel de monitoramento da pandemia mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade conta com uma oferta de 992 leitos intensivos para 978 internados. Com três leitos bloqueados para procedimentos de limpeza e desinfecção das superfícies, a ferramenta da SMS registrava um total de 11 leitos livres, em consulta feita por volta das 16h.
A fila de espera por um leito de cuidados intensivos soma 101 indivíduos, sendo que 93 deles estão recebendo tratamento em leitos de emergência adaptados. De terça (13) pra esta quarta, aumentou de dois para oito o número de pacientes em estado de saúde considerado grave que estão esperando em unidades de pronto-atendimento (UPAs) por um leito de UTI.
Nove dos 18 hospitais que são monitorados diariamente pela SMS estão operando na linha de 100% de ocupação ou com sobrecarga. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, cuja UTI está com 77 pacientes com covid-19, a lotação é de 142,4%. No Moinhos de Vento e no Ernesto Dornelles, as alas de cuidados intensivos registram cerca de 130% de ocupação. O Hospital Vila Nova não havia submetido dados atualizados à ferramenta até o momento da consulta.